Óscares 2017: Melhor Argumento Adaptado (Nomeados)

Nomeados:
Alex R. Hibbert e Mahershala Ali em Moonlight. Foto: IMDb.
Moonlight - Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraney
Numa história de auto-descoberta, Moonlight foca-se num jovem homem negro que tenta encontrar o seu lugar no mundo enquanto cresce num bairro problemático de Miami.

A peça "In Moonlight Black Boys Look Blue", de Tarell Alvin McCraney, serviu de base para o argumento escrito por Barry Jenkins. Ambos estão nomeados pela primeira vez para uma estatueta dourada, sendo que Jenkins também compete na categoria de Melhor Realizador, por, justamente, Moonlight, que tem um total de 8 indicações.


O Primeiro Encontro - Eric Heisserer
Enormes naves espaciais invadem a Terra e procura-se saber quais são as suas intenções. Para tal é montada uma equipa de especialistas na qual Louise Banks (Amy Adams), uma das mais relevantes linguistas do mundo, assume uma importância fulcral, contando ainda com a ajuda do matemático Ian Donnelly (Jeremy Renner).

O filme baseia-se no conto "Story of Your Life", escrito por Ted Chiang, publicado em 1998. Eric Heisserer recebe a sua primeira nomeação para um Óscar, enquanto O Primeiro Encontro concorre a um total de 8 estatuetas douradas.


Vedações - August Wilson
Troy Maxson (Denzel Washington) trabalha nos saneamentos de Pittsburgh e desejava ter uma carreira no basebol, mas era já demasiado velho quando as ligas começaram a aceitar os primeiros jogadores negros. A angústia do seu sonho perdido faz com que tome uma decisão que poderá abalar a sua família.

Lançada em 1983, a peça "Fences", de August Wilson, é a base para o filme, tendo já sido levada ao palco da Broadway, que valeu prémios Tony a Denzel Washington e Viola Davis. Os atores voltam a repetir as suas personagens no filme. Esta é a primeira nomeação para August Wilson, que faleceu em 2005. Vedações está indicado para 4 Óscares.


Elementos Secretos - Allison Schroeder e Theodore Melfi
Baseado em factos verídicos, o filme conta a história de Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), três mulheres afro-americanas que se revelaram bastante importantes no lançamento do astronauta John Glenn (Glen Powell) para a órbita. 

A obra "Hidden Figures: The Story of the African-American Women Who Helped Win the Space Race", de Margot Lee Shetterly, foi publicada em 2016 e é a história que deu origem ao filme. A adaptação para o grande ecrã ficou a cargo de Allison Schroeder e Theodore Melfi, nomeados pela primeira vez para um Óscar, embora Melfi esteja duplamente indicado nesta edição, já que também concorre na categoria de Melhor Filme por Elementos Secretos, obra que reúne um conjunto de 3 nomeações.


Lion - A Longa Estrada Para Casa - Luke Davies
O filme narra a história real de Saroo Brierley (Sunny Pawar/Dev Patel), que, aos 5 anos de idade, se perdeu da sua família e viria a ser adoptado por um casal australiano. 25 anos depois, Saroo tenta reencontrar a sua família.

A adaptação parte do livro biográfico "A Long Way Home", escrito por Saroo Brierley e lançado em 2013. Luke Davies assina o argumento, recebendo a sua primeira indicação a um Óscar. Lion - A Longa Estrada Para Casa compete em 6 categorias.