Óscares 2016: Melhor Atriz (Nomeadas)

Nomeadas:

Cate Blanchett, por Carol
A australiana Cate Blanchett já marcou o seu nome na História de Hollywood, sendo uma das atrizes mais requisitadas atualmente e recebendo este ano a sua 7.ª nomeação a um Óscar. Começou por trabalhar na televisão, em 1993, num episódio da série Police Rescue. O seu primeiro grande papel surgiria poucos anos depois, com Elizabeth (1998), com o qual recebeu a primeira nomeação para um Óscar, na categoria de Melhor Atriz. Da próxima vez que seria nomeada já não deixou escapar a estatueta dourada, vencendo o Óscar de Melhor Atriz Secundária por O Aviador (2004). Voltou a ser nomeada na mesma categoria por Diário de Um Escândalo (2006) e I'm Not There - Não Estou Aí (2007). Em 2008, esteve também indicada na categoria de Melhor Atriz Principal, por Elizabeth - A Idade de Ouro (2007). Mais recentemente, voltou a ganhar o Óscar, na categoria de Melhor Atriz, por Blue Jasmine (2013, crítica aqui). Carol está indicado em 6 categorias.

Cate Blanchett em Carol. Foto: Out Now.
Brie Larson, por Quarto
Até há pouco tempo era quase uma desconhecida, mas a californiana Brie Larson saltou para a ribalta e tem conquistado quase todos os prémios à conta do seu papel em Quarto. A sua primeira participação nestas andanças foi em 1998, em The Tonight Show With Jay Leno, mas só começou a ganhar mais destaque com filmes como Pequenos Aventureiros (2006), Agentes Secundários (2012), Aqui e Agora (2013) e Descarrilada (2015, crítica aqui). Brie Larson consegue a sua primeira nomeação ao Óscar e Quarto reúne um total de 4 indicações.

Brie Larson em Quarto. Foto: The Guardian.
Jennifer Lawrence, por Joy
Aos 25 anos, Jennifer Lawrence tem Hollywood aos seus pés, sendo aclamada pela crítica e uma das atrizes mais bem-sucedidas no box-office: duas coisas que nem sempre se conseguem conciliar. A sua carreira começou de uma forma muito tímida, em 2006, num episódio da série Monk, tendo depois alguns papéis secundários, até surpreender com Despojos de Inverno (2010), papel que lhe rendeu a primeira nomeação ao Óscar, na categoria de Melhor Atriz. Seguiu-se o seu primeiro franchise, com o papel da mutante Mystique em X-Men: O Início (2011, crítica aqui), e, claro, Katniss Everdeen, a personagem que definitivamente lhe tirou do anonimato, no filme The Hunger Games: Os Jogos da Fome (2012, crítica aqui).

Apesar dos blockbusters, Jennifer Lawrence tem vindo sempre a apostar em papéis fortes e em filmes sólidos. Tal fez com que este ano receba já a sua 4.ª nomeação ao Óscar, tendo vencido na categoria de Melhor Atriz por Guia Para um Final Feliz (2012, crítica aqui). A atriz foi também indicada para o Óscar de Melhor Atriz Secundária por Golpada Americana (2013, crítica aqui). Esta é a única nomeação para Joy.

Jennifer Lawrence em Joy. Foto: The Guardian.
Charlotte Rampling, por 45 Anos
A britânica Charlotte Rampling é já uma veterana, com uma longa carreira no Cinema. O seu primeiro trabalho foi no filme Rotten to the Core (1965), participando depois em inúmeras obras, tais como As Seis Mulheres de Henrique Oitavo (1972), Foxtrot (1976), Só Se Morre Duas Vezes (1985), Uma Chamada a Meio da Noite (1988), Amor Sem Tréguas (2002) e O Coração da Tempestade (2011). Charlotte Rampling está nomeada pela primeira vez para um Óscar e 45 Anos está indicado apenas nesta categoria.

Charlotte Rampling em 45 Anos. Foto: The Guardian.
Saoirse Ronan, por Brooklyn 
A nova-iorquina Saoirse Ronan, de ascendência irlandesa, é a mais nova do grupo mas está longe de ser uma novata. A sua carreira teve início quando tinha 9 anos, na série The Clinic, tendo depois a sua grande oportunidade poucos anos depois, com o filme Expiação (2007). Seguiram-se obras como Visto do Céu (2009), Hanna (2011), Byzantium (2012), Nómada (2013, crítica aqui), Grand Budapest Hotel (2014, crítica aqui) e O Rio Perdido (2015).

Saoirse Ronan concorre pela 2.ª vez a um Óscar, após ter sido indicada na categoria de Melhor Atriz Secundária por Expiação. Brooklyn contabiliza um total de 3 nomeações.

Saoirse Ronan em Brooklyn. Foto: Out Now.