Óscares 2016: Melhor Direção Artística (Nomeados)

Para cada filme, são designados os Diretores Artísticos e os Decoradores de Cenário. Os primeiros são os responsáveis pela idealização do visual no âmbito geral e o estilo predominante da obra, enquanto os segundos trabalham na concretização material desta estética. Trata-se de uma categoria técnica relevante, onde é tida em conta a qualidade da ambiência visual recriada para ilustrar cada enredo, materializando as ideias que argumentistas e realizador têm em mente.
Nomeados:
A Rapariga Dinamarquesa - Eve Stewart (Diretora Artística) e Michael Standish (Decorador de Cenário)
Enquanto Michael Standish é um novato nestas andanças dos Óscares, estando indicado pela primeira vez, Eve Stewart recebe a sua 4.ª nomeação, após Topsy-Turvy (1999), O Discurso do Rei (2010) e Os Miseráveis (2012, crítica aqui). São 4 as nomeações para A Rapariga Dinamarquesa.

Eddie Redmayne e Alicia Vikander em A Rapariga Dinamarquesa. Foto: The Guardian.

A Ponte dos Espiões - Adam Stockhausen (Diretor Artístico), Rena DeAngelo e Bernhard Henrich (Decoradores de Cenário)
Rena DeAngelo e Bernhard Henrich recebem a sua primeira nomeação para um Óscar. Já Adam Stockhauser venceu uma estatueta dourada por Grand Budapest Hotel (2014, crítica aqui), tendo também sido nomeado por 12 Anos Escravo (2013, crítica aqui). A Ponte dos Espiões concorre em 6 categorias.

Tom Hanks em A Ponte dos Espiões. Foto: Out Now.
Mad Max: Estrada da Fúria - Colin Gibson (Diretor Artístico) e Lisa Thompson (Decoradora de Cenário)
Um dos aspetos mais sonantes de Mad Max: Estrada da Fúria é, justamente, a direção artística e os responsáveis pela tarefa, Colin Gibson e Lisa Thompson, estão nomeados pela primeira vez. O filme está indicado para 10 Óscares.

Imagem de Mad Max: Estrada da Fúria. Foto: Out Now.
Perdido em Marte - Arthur Max (Diretor Artístico) e Celia Bobak (Decoradora de Cenário)
Celia Bobak concorre pela 2.ª vez a um Óscar, após O Fantasma da Ópera (2004). Já Arthur Max está indicado para a sua 3.ª estatueta dourada, tendo sido nomeado por Gladiador (2000) e Gangster Americano (2007). Perdido em Marte está nomeado em 7 categorias.

Matt Damon em Perdido em Marte. Foto: Out Now.
The Revenant: O Renascido - Jack Fisk (Diretor Artístico) e Hamish Purdy (Decorador de Cenário)
Hamish Purdy está nomeado pela primeira vez a um galardão da Academia de Hollywood, enquanto Fisk procura o Óscar após ter sido indicado por Haverá Sangue (2007). The Revenant: O Renascido contabiliza um total de 12 nomeações.

Leonardo DiCaprio em The Revenant: O Renascido. Foto: IGN.