Óscares 2016: Melhor Curta-Metragem (Nomeados)

Nomeados:
Imagem de Stutterer. Foto: festival.dcshorts.com.
Ave Maria, de Basil Khalil
A rotina de 5 freiras que vivem na Cisjordânia é alterada quando o carro de uma família de colonos israelitas avaria à frente do convento. A família não pode usar o telefone por causa das restrições de Sabbath e o voto de silêncio das freiras obriga-as a procurar uma solução pouco ortodoxa para ajudar a família. Esta é a primeira nomeação para Basil Khalil e para o produtor Eric Dupont.


Day One, de Henry Hughes
Após um divórcio sofrido, uma mulher com ascendência afegã e americana junta-se ao Exército dos EUA como intérprete e é enviada para o Afeganistão. Na sua primeira missão, acompanha a perseguição das tropas a um fabricante de bombas e precisará de criar uma ponte entre as diferenças culturais e de género para poder ajudar a mulher desse homem quando esta entra em trabalho de parto. Henry Hughes está indicado pela primeira vez a uma estatueta dourada.


Everything Will Be Okay, de Patrick Vollrath
Michael (Simon Schwarz) é um pai divorciado que se dedica à sua filha de oito anos, Lea (Julia Pointner), indo buscá-la para passarem o fim-de-semana juntos. Aparentemente parece uma visita normal, mas logo Lea se apercebe que algo está diferente, começando uma jornada fatídica. Patrick Vollrath está pela primeira vez na corrida para um Óscar.


Shok, de Jamie Donoughue
A história passa-se em Kosovo, em 1998, quando dois melhores amigos vivem a sua vida de forma normal, até que a guerra vai engolindo o seu país, preenchendo as vidas dos rapazes com violência e medo. Rapidamente, as suas decisões ameaçam não apenas a sua amizade mas também as suas famílias e vidas. Esta é a primeira nomeação para Jamie Donoughue.



Stutterer, de Benjamin Cleary
Um tipógrafo solitário com problemas em expressar-se consegue manter uma relação online, até que lhe é proposto conhecer pessoalmente essa outra pessoa, colocando-o num impasse para revelar a verdade sobre si mesmo. O realizador Benjamin Cleary e a produtora Serena Armitage estão nomeados pela primeira vez para um Óscar.