Estreias da semana - 20 de Março de 2014


Filmes em estreia esta semana:
  • Need for Speed: O Filme
  • Obediência
  • O Sonho de Wadjda
  • O Meu Pé de Laranja Lima
  • The Frozen Ground: Sangue e Gelo
  • Vic + Flo Viram Um Urso
  • A Enfermeira
  • A Casa da Magia
Need for Speed: O Filme (2014), de Scott Waugh
Tobey Marshall (Aaron Paul) percorre o país a alta velocidade, após ter cumprido dois anos de pena por um crime que não cometeu. O seu objectivo agora é encontrar o verdadeiro culpado e fazer justiça... O filme de acção é a adaptação do jogo de vídeo com o mesmo nome, que tem feito muitos fãs desde 1994.

Obediência (2012), de Craig Zobel
Num dia normal num restaurante de "fast-food" nos EUA, a gerente, Sandra (Ann Dowd), recebe um telefonema de alguém que diz ser polícia, informando que Becky (Dreama Walker), uma das funcionárias, cometeu um roubo. Sandra obedece a tudo o que lhe manda fazer a pessoa ao telefone, levando a jovem para um interrogatório. Com o passar do tempo, alguns limites acabarão por ser ultrapassados... Este docudrama é baseado em factos reais, ocorridos no dia 9 de Abril de 2004, num restaurante McDonald's, no estado do Kentucky, EUA. O caso ficou gravado pelas câmaras de segurança do estabelecimento, percebendo-se depois, na investigação da polícia, que este caso não era único, tendo acontecido outras vezes em 30 estados.

O Sonho de Wadjda (2012), de Haifaa Al-Mansour
Wadjda (Waad Mohammed) tem 10 anos e é uma menina inteligente que está sempre a desafiar-se, sendo que o seu maior sonho é ter uma bicicleta. Só que na zona onde vive, nos subúrbios de Riad, na Arábia Saudita, só os rapazes é que têm bicicletas. Wadjda não se conforma e tenta arranjar o dinheiro necessário para comprar o veículo para que também possa fazer corridas com Abdullah (Abdullrahman Al Gohani), o seu melhor amigo. O seu plano é vencer uma competição escolar de récita do Corão e nada parece abalar as pretensões de Wadjda em conseguir alcançar o seu sonho. Este é o primeiro filme escrito e realizado por uma mulher saudita, bem como o primeiro a ser totalmente filmado naquele país.

O Meu Pé de Laranja Lima (2012), de Marcos Bernstein
Zezé (João Guilherme Ávila) tem oito anos e é um menino traquina e sensível, sendo também um excelente contador de histórias. A sua família é pobre e numerosa. Devido à falta de afecto, Zezé refugia-se num mundo imaginário onde Minguinho, um pé de laranja-lima plantado no seu quintal, acaba por tornar-se no seu melhor amigo. Um dia, Zezé conhece Manoel Valadares (José de Abreu), um português solitário e rezingão, temido por todas as crianças da zona. Os dois acabam por tornar-se grandes amigos, dando a Zezé a oportunidade de uma amizade verdadeira. A obra baseia-se no livro homónimo de José Mauro de Vasconcelos, escrito em 1968.

The Frozen Ground: Sangue e Gelo (2013), de Scott Walker
Robert Hansen (John Cusack) é um homem de família dedicado e um assassino em série que, durante anos, foi responsável por vários crimes, apesar de não existirem provas contra ele. Um dia, Cindy Paulson (Vanessa Hudgens), uma prostituta muito jovem, é encontrada brutalmente espancada e ninguém acredita na sua versão. Mas o Sargento Jack Halcombe (Nicolas Cage) percebe que Cindy pode ser a única sobrevivente de um caso que já anda a investigar há muito tempo e que acredita que Hansen possa estar envolvido. Este thriller baseia-se na história verídica de Robert Hansen, que foi condenado, em 1984, a 461 anos de prisão pela morte de dezenas de mulheres na cidade de Anchorage, no Alasca (EUA).

Vic + Flo Viram Um Urso (2013), de Denis Côté
Victoria (Pierrette Robitaille), de 61 anos, sai da prisão, após cumprir muitos anos de pena. Para começar uma nova vida, isola-se numa cabana na floresta do Quebeque, Canadá, onde terá que estar presente em reuniões periódicas com o agente responsável pela sua liberdade condicional (Marc-André Grondin). Tudo corre tranquilamente até que chega Florence (Romane Bohringer), sua companheira e amante com quem esteve na prisão. Apesar de lutarem pela tranquilidade, a sua reintegração pode ser mais difícil do que poderiam pensar. O filme foi o vencedor do Urso de Prata na edição de 2013 do Festival de Berlim.

A Enfermeira (2013), de Douglas Aarniokoski
Abby (Paz de la Huerta) é uma enfermeira dedicada durante o dia e uma assassina implacável e calculista durante a noite. Entretanto, Danni (Katrina Bowden), uma jovem estagiária que começa a trabalhar no hospital fica logo sua amiga. Só que, um dia, Abby seduz Danni, numa atração que poderá não ter limites...

A Casa da Magia (2013), de Jeremy Degruson e Ben Stassen
Neste filme de animação, um gato chamado Trovão é abandonado pelos donos numa noite de tempestade e encontra refúgio numa enorme mansão onde vive Lorenzo, um velho mágico, e várias criaturas com poderes incríveis. Um dia, Lorenzo tem que ir para o hospital devido a um acidente e o seu sobrinho põe a casa à venda. Só que Trovão e os seus novos amigos tentarão provar que a casa está assombrada, para evitar que a casa seja comprada.