Óscares 2014 - Melhor Filme (Nomeados)



Nomeados:
Golpada Americana - Charles Roven, Richard Suckle, Megan Ellison e Jonathan Gordon
Nesta comédia realizada por David O. Russell com requintes de thriller, o realizador volta a dirigir actores que brilharam em obras anteriores de sua autoria, como The Fighter - Último Round (2010) e Guia para um Final Feliz (2012, crítica aqui). Os responsáveis pela produção de Golpada Americana foram Charles Roven, Richard Suckle, Megan Ellison e Jonathan Gordon. Os dois primeiros recebem a sua primeira nomeação a um Óscar. Jonathan Gordon já havia sido nomeado o ano passado, justamente por Guia para um Final Feliz, enquanto Megan Ellison foi nomeada no ano passado pela produção de 00:30 A Hora Negra (2012, crítica aqui) e está indicada este ano também para Melhor Filme por Uma História de AmorGolpada Americana é um dos filmes-sensação da temporada, tendo arrecadado vários prémios e 10 nomeações para os Óscares. Entre estas indicações, destacam-se que todas as categorias de representação tenham um actor de Golpada Americana, algo raro na História dos Óscares.

Christian Bale, Bradley Cooper, Amy Adams, Jeremy Renner e Jennifer Lawrence em Golpada Americana. Foto: publico.pt.

Capitão Phillips - Scott Rudin, Dana Brunetti e Michael De Luca
Num filme baseado em factos verídicos, realizado por Paul Greengrass, é-nos contada a história de um Capitão que se vê envolvido num ataque de piratas somalis, tendo que lutar pela sua própria vida e a dos tripulantes do navio que comanda. A produção da obra é assinada por Scott Rudin, Dana Brunetti e Michael De Luca, sendo que nenhum deles é estreante em nomeações dos Óscares. Dana Brunetti recebe a sua segunda indicação, após A Rede Social (2010, crítica aqui), na qual foi acompanhado por Michael De Luca, que foi novamente nomeado por Moneyball - Jogada de Risco (2011). Scott Rudin é o mais habituado a estas andanças, tendo agora a sua 6.ª nomeação, após As Horas (2002), Indomável (2010), Extremamente Alto, Incrivelmente Perto (2011) e Este País Não É Para Velhos (2007), que lhe rendeu a estatueta dourada. Capitão Phillips está nomeado para 6 Óscares.

Tom Hanks em Capitão Phillips. Foto: Out Now.

O Clube de Dallas - Robbie Brenner e Rachel Winter
Um drama profundo sobre a Sida e as alterações que a doença provoca, num relato verídico de um cowboy que contraiu a doença, numa altura em que pouco se sabia sobre a mesma, na década de 1980. Realizado por Jean Marc-Vallée, a produção de O Clube de Dallas esteve a cargo de Robbie Brenner e Rachel Winter, que recebem a sua primeira nomeação a um Óscar. Brenner produziu também Altos Voos (2003), Espelho Meu, Espelho Meu! Há Alguém Mais Gira do Que Eu? (2012) e Plano de Fuga (2013). Rachel Winter tem uma carreira mais curta, tendo com esta obra o seu primeiro trabalho de relevo. O Clube de Dallas está na corrida por 6 Óscares.

Matthew McConaughey em O Clube de Dallas. Foto: The Hollywood Reporter.

Gravidade - Alfonso Cuarón e David Heyman
Nesta obra de ficção científica que se transforma numa verdadeira metáfora sobre as limitações emocionais e físicas do ser humano, a produção tem assinatura de David Heyman e Alfonso Cuarón, que é também responsável por realização, argumento e montagem do filme. Heyman recebe a sua primeira nomeação a um Óscar por Gravidade, enquanto Cuarón tem a sua 6.ª indicação (incluindo as outras nomeações nas categorias de Melhor Montagem e Melhor Realizador), além das nomeações para Melhor Argumento Original por E a Tua Mãe Também (2001); Melhor Argumento Adaptado e Montagem por Os Filhos do Homem (2006). Gravidade concorre a 10 Óscares.

Sandra Bullock em Gravidade. Foto: Out Now.

Uma História de Amor - Megan Ellison, Spike Jonze e Vincent Landay
Um homem apaixonado por uma voz pode parecer inverosímil mas também uma bela história de amor. Os produtores da obra foram Megan Ellison, Spike Jonze e Vincent Landay (que recebe a sua primeira nomeação a um Óscar). Como já foi referido, Ellison tem a sua 3.ª indicação a uma estatueta dourada. Já Spike Jonze, que é também realizador e argumentista da obra, está nomeado pela 4.ª vez, após Queres Ser John Malkovich? (1999) e às outras duas indicações que tem para este ano graças a Uma História de Amor, nas categorias de Melhor Argumento Original e Melhor Canção Original. O filme está nomeado para um total de 5 Óscares.

Joaquin Phoenix em Uma História de Amor. Foto: Out Now.

Nebraska - Albert Berger e Ron Yerxa
A viagem de um idoso carrancudo até ao Nebraska tem muito mais profundidade do que se possa pensar. Albert Berger e Ron Yerxa assinam a produção da obra e estão nomeados para o seu primeiro Óscar. Berger e Yerxa já produziram filmes como Cold Mountain (2003), Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos (2006), A Troca (2010) e Ruby Sparks - Uma Mulher de Sonho (2012). São 6 as nomeações para Nebraska.

Bruce Dern e June Squibb em Nebraska. Foto: Out Now.

Filomena - Gabrielle Tana, Steve Coogan e Tracey Seaward
Uma história tocante de uma mãe que não descansa na procura pelo seu filho rendeu a Filomena esta nomeação. A produção da obra esteve a cargo de Gabrielle Tana, Steve Coogan e Tracey Seaward. Tana tem a sua primeira nomeação para uma estatueta dourada. Já Tracey Seaward está indicada pela segunda vez, após A Rainha (2006), enquanto Steve Coogan (protagonista da obra) está nomeado duplamente este ano nas categorias de Melhor Filme e Melhor Argumento Adaptado. Filomena tem 4 indicações aos Óscares.

Judi Dench e Steve Coogan em Filomena. Foto: o.canada.com.

12 Anos Escravo - Brad Pitt, Dede Gardner, Jeremy Kleiner, Steve McQueen e Anthony Katagas
Num retrato doloroso e visceral da escravatura, baseado em factos verídicos, 12 Anos Escravo encantou público e crítica. A equipa de produtores é constituída por Brad Pitt, Dede Gardner, Jeremy Kleiner, Steve McQueen e Anthony Katagas. Kleiner e Katagas recebem a sua primeira nomeação a um Óscar. Já para Gardner é a segunda, após A Árvore da Vida (2011). Steve McQueen está também indicado este ano para o Óscar de Melhor Realizador, contabilizando assim duas nomeações. Brad Pitt (que também participa como actor em 12 Anos Escravo) é o nome mais nomeado do grupo: Melhor Actor Secundário, por 12 Macacos (1995); Melhor Actor, por O Estranho Caso de Benjamin Button (2008) e Moneyball - Jogada de Risco (2011); Melhor Filme também por esta última obra. 12 Anos Escravo está nomeado para 9 Óscares.

Lupita Nyong'o e Chiwetel Ejiofor em 12 Anos Escravo. Foto: Out Now.

O Lobo de Wall Street - Martin Scorsese, Leonardo DiCaprio, Joey McFarland e Emma Tillinger Koskoff
Inspirado na verdadeira história de Jordan Belfort, um corrector norte-americano que marcou os anos 1990, O Lobo de Wall Street é um dos filmes mais falados dos últimos tempos. Martin Scorsese, Leonardo DiCaprio, Joey McFarland e Emma Tillinger Koskoff são os produtores desta espécie de comédia, sendo que os últimos dois têm a sua primeira nomeação a um Óscar. DiCaprio já teve várias nomeações para os Óscares enquanto actor (incluindo nesta edição), mas esta é a sua primeira indicação enquanto produtor, tendo um total de 5 nomeações ao longo da carreira. Martin Scorsese está também nomeado este ano para Melhor Realizador, mas é a segunda que recebe para Melhor Filme, após A Invenção de Hugo (2011, crítica aqui). O Lobo de Wall Street contabiliza um total de 5 nomeações.

Leonardo DiCaprio, Martin Scorsese e Jonah Hill. Foto: The Hollywood Reporter.