Óscares 2014 - Melhor Canção Original (Nomeados)

Idris Elba em Mandela: Longo Caminho Para a Liberdade. Foto: Out Now,

Esta categoria já provocou alguma polémica nesta edição dos Óscares, após a desqualificação de um dos nomeados: o tema "Alone Yet Not Alone", do compositor Bruce Broughton, representante do filme com o mesmo nome. O compositor terá ido contra as regras ao contactar votantes durante o período de votação. Broughton é um antigo governador da Academia e também membro do comité executivo do ramo da música na organização e terá enviado e-mails a outros membros do mesmo ramo para que assim chamasse a atenção para o seu tema, sendo esta uma violação das regras instituídas da Academia.

Entretanto, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood  confirmou recentemente que as quatro músicas nomeadas vão ser cantadas na cerimónia de entrega dos prémios. Assim, Pharrell Williams, Idina Menzel, Karen O e os U2 subirão ao palco para interpretar os temas que pode conhecer melhor neste especial.

Nomeados:

Gru - O Maldisposto 2: "Happy", música e letra de Pharrell Williams
O tema "Happy", escrito e composto por Pharrell Williams rende-lhe a sua primeira nomeação a um Óscar. O cantor já tinha sido o responsável pela música-tema de Gru - O Maldisposto (2010, crítica aqui). Gru - O Maldisposto 2 está também nomeado na categoria de Melhor Filme de Animação.



Frozen - O Reino do Gelo: "Let It Go", música e letra de Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez
Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez são os autores da música "Let It Go", tema do filme de animação muito bem-sucedido Frozen - O Reino do Gelo. Ambos estão nomeados pela primeira vez para um Óscar, graças à canção interpretada pela actriz Idina Menzel. Frozen - O Reino do Gelo está ainda nomeado na categoria de Melhor Filme de Animação.



Uma História de Amor: "The Moon Song", música de Karen O e letra de Karen O e Spike Jonze
O tema "The Moon Song" tem letra e música de Karen O (nomeada pela primeira vez para um Óscar), mas conta também com a participação do realizador e argumentista Spike Jonze, que também escreveu a canção. Jonze foi anteriormente nomeado na categoria de Melhor Realizador por Queres Ser John Malkovich? (1999) e está este ano indicado para 3 Óscares pelo seu trabalho em Uma História de Amor: Melhor Canção Original, Melhor Argumento Original e Melhor Filme. Uma História de Amor tem um total de 5 nomeações.



Mandela: Longo Caminho Para a Liberdade: "Ordinary Love", música de The Edge, Adam Clayton, Larry Mullen Jr., Bono; letra de Bono
Esta é a segunda nomeação a um Óscar para a banda irlandesa U2, após Gangs de Nova Iorque (2002), com o tema "The Hands That Built America". Este é o único Óscar para o qual Mandela: Longo Caminho Para a Liberdade está nomeado.