É, porventura, uma das categorias mais disputadas nesta edição dos Óscares, sendo as principais candidatas ao troféu as actrizes Jennifer Lawrence e Lupita Nyong'o. As personagens interpretadas por este grupo de actrizes são divergentes entre si, dividindo-se entre a comédia ou o drama rude e violento. A escolha não é, de todo, fácil, quando se trata de actrizes que se entregaram por completo aos seus papéis, cheios de iconicidade. No ano passado, a vencedora foi Anne Hathaway, por Os Miseráveis (2012, crítica aqui).
Sally Hawkins por Blue Jasmine (crítica aqui)
Em Blue Jasmine, a história gira em torno da protagonista, tendo ela o destaque total. Mas o excelente trabalho dos actores secundários fez com que as personagens ganhassem outro brilho e até outra importância. Sally Hawkins é uma actriz britânica, que recebe agora a primeira nomeação a um Óscar. A sua carreira começou na televisão, tendo depois começado a arriscar na via cinematográfica, em filmes como O Sonho de Cassandra (2007), Uma Outra Educação (2009), Jane Eyre (2011) e Grandes Esperanças (2012). Blue Jasmine está nomeado para 3 Óscares.
Sally Hawkins em Blue Jasmine. Foto: Variety. |
Jennifer Lawrence por Golpada Americana (crítica aqui)
A nova "namoradinha" dos EUA tem conquistado público e crítica, levando milhões ao cinema e sendo uma das mais requisitadas do momento. E tudo isto em poucos anos de carreira. Esta é a 3.ª indicação a um Óscar, após Despojos de Inverno (2010) e Guia para um Final Feliz (2012, crítica aqui), que lhe rendeu mesmo uma estatueta dourada. Em Golpada Americana interpreta a mulher descontrolada e imprevisível do protagonista, revelando uma postura mais ousada que ainda não tinha mostrado. Jennifer Lawrence é também estrela de filmes de acção de que muito se tem falado nos últimos anos: The Hunger Games: Os Jogos da Fome (2012, crítica aqui), The Hunger Games: Em Chamas (2013) e X-Men: O Início (2011, crítica aqui). Golpada Americana está na corrida por 10 Óscares.
Jennifer Lawrence em Golpada Americana. Foto: Out Now. |
Lupita Nyong’o por 12 Anos Escravo (crítica aqui)
Anteriormente desconhecida do grande público, Lupita Nyong'o conquistou a crítica com a sua interpretação visceral de uma escrava lutadora em 12 Anos Escravo. Nascida no México, cresceu no país natal dos pais, o Quénia, tendo depois ido viver para os EUA, onde se formou no curso de representação na Universidade de Yale. A actriz tem uma carreira curta, sendo 12 Anos Escravo a sua primeira longa-metragem, voltando em breve ao grande ecrã em Non-stop, de Jaume Collet-Serra, que tem estreia marcada a 6 de Março em Portugal. São 9 as nomeações para 12 Anos Escravo.
Lupita Nyong'o em 12 Anos Escravo. Foto: telegraph.co.uk. |
Julia Roberts por Um Quente Agosto
A actriz norte-americana é uma das figuras mais conhecidas em Hollywood nas últimas décadas. Agora, num drama intimista, no qual contracena com a veterana Meryl Streep, Julia Roberts recebe a sua 4.ª nomeação a um Óscar. A primeira nomeação foi na categoria de Melhor Actriz Secundária, por Flores de Aço (1989). As outras duas foram para o Óscar de Melhor Actriz Principal, pelos filmes Pretty Woman: Um Sonho de Mulher (1990) e Erin Brockovich (2000), pelo qual recebeu o Óscar. Destacam-se também muitas outras obras na sua carreira, como Dormindo com o Inimigo (1991), O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997), Notting Hill (1999), Ocean's Eleven - Façam as Vossas Apostas (2001), Perto Demais (2004, crítica aqui), Comer Orar Amar (2010, crítica aqui) e Espelho Meu, Espelho Meu! Há Alguém Mais Gira do Que Eu? (2012). Um Quente Agosto concorre a 2 Óscares.
Julia Roberts em Um Quente Agosto. Foto: abcnews.go.com. |
June Squibb por Nebraska
Numa carreira predominada por participações televisivas, a actriz norte-americana participou em alguns filmes de relevo, como Conhece Joe Black? (1998) e As Confissões de Schmidt (2002). A veterana actriz recebe a sua primeira nomeação a um Óscar pelo seu primeiro grande papel no Cinema, com uma irascível personagem em Nebraska. É também devido a este filme que recebeu todas as indicações na sua carreira, como nos Globos de Ouro e nos SAG. Nebraska tem um total de 6 nomeações.
June Squibb em Nebraska. Foto: collider.com. |