Óscares 2014 - Melhor Caracterização (Nomeados)

Nesta categoria são avaliados a maquilhagem e os cabelos, o que pode transformar por completo os actores nas personagens que se pretende que sejam retratadas. Envelhecer ou rejuvenescer, embelezar ou até despir os actores da sua beleza natural são algumas das façanhas possíveis pelas equipas de caracterização. Algo é certo: o objectivo é incrementar as obras de ainda mais iconicidade.

Nomeados:
  • O Clube de Dallas (crítica aqui)
  • Jackass Presents: Bad Grandpa
  • O Mascarilha
O Clube de Dallas - Adruitha Lee e Robin Mathews 
EmClube de Dallas assistimos a mudanças físicas incríveis de Matthew McConaughey e Jared Leto e muito disso deve-se à caracterização. Tanto Adruitha Lee (Cabelos) e Robin Mathews (Maquilhagem) recebem agora a sua primeira nomeação a um Óscar, apesar de terem vários trabalhos marcantes nos seus currículos. Lee colaborou em Um Coração Poderoso (2007), Entre Irmãos (2009), O Artista (2011) ou 12 Anos Escravo (2013). Já Mathews tem no seu portefólio a participação em filmes como O Lado Selvagem (2007), As Runaways (2010, crítica aqui) ou Django Libertado (2012, crítica aqui). O Clube de Dallas tem um total de 6 nomeações.

Jared Leto em O Clube de Dallas. Foto: latimes.com.

Neste filme, o protagonista, Johnny Knoxville, é transformado num avô muito pouco convencional, sendo surpreendente a transformação feita ao actor. O responsável por esse trabalho é Steve Prouty, que tem agora a sua primeira indicação a uma estatueta dourada. Prouty já trabalhou em Piratas das Caraíbas - Nos Confins do Mundo (2007), Thor (2011), MIB³: Homens de Negro 3 (2012) ou Além da Escuridão: Star Trek (2013). Esta é a única categoria na qual este filme está nomeado.

Johnny Knoxville em Jackass Presents: Bad Grandpa. Foto: scottfeinberg.com.

O Mascarilha - Joel Harlow e Gloria Pasqua Casny 
De todos os nomeados desta categoria, Joel Harlow (Maquilhagem) é o único não estreante nos Óscares, tendo vencido - juntamente com Barney Burman e Mindy Hall - uma estatueta dourada pelo seu trabalho em Star Trek (2009). Já Gloria Pasqua Casny (Cabelos) recebe a sua primeira nomeação, mas já colaborou em filmes como Piratas das Caraíbas - O Cofre do Homem Morto (2006), X-Men: O Início (2011, crítica aqui) e Cowboys & Aliens (2011). O Mascarilha concorre a 2 Óscares.

Joel Harlow e Johnny Depp em O Mascarilha. Foto: beckybeach.net