Estreias da semana - 23 de Janeiro de 2014


Filmes em estreia esta semana:
  • Golpada Americana
  • A Rapariga Que Roubava Livros
Golpada Americana (2013), de David O. Russell (The Fighter - O Último Round, 2010; Guia Para um Final Feliz, 2012, crítica aqui)
Irving Rosenfeld (Christian Bale) e Sydney Prosser (Amy Adams) eram dois amantes e parceiros do crime até que foram apanhados pelo agente do FBI Richie DiMaso (Bradley Cooper). O agente propõe que, para poder perdoar os seus crimes, Rosenfeld e Prosser tenham de colaborar com o FBI numa missão que pretende atingir alguns dos mais perigosos criminosos de Nova Jérsia. É assim que se vêem envolvidos com a máfia local e o político entusiasta Carmine Polito (Jeremy Renner). O plano corria bem até que reaparece Rosalyn (Jennifer Lawrence), a esposa ressentida de Rosenfeld que dará a esta história um desfecho imprevisível. O filme é inspirado na história verdadeira de Melvin Weinberg, um vigarista que ficou conhecido nos EUA na década de 1970. Golpada Americana recebeu três Globos de Ouro e está nomeado para 10 Óscares, incluindo na categoria de Melhor Filme.

A Rapariga Que Roubava Livros (2013), de Brian Percival
Num filme passado na Segunda Guerra Mundial e com narração pela voz da morte, a protagonista é Liesel Meminger (Sophie Nélisse), uma menina de nove anos que vive em Munique com a sua família adoptiva. O seu novo pai, Hans (Geoffrey Rush), ensinou-lhe a ler, pelo que Liesel entrega-se aos livros que vai roubando e partilhando com os seus amigos e vizinhos. Entre eles está Max (Ben Schnetzer), um jovem judeu que vive escondido na cave da sua casa e que também se dedica à leitura para que possa fugir, de alguma forma, à dura realidade. Contudo, um dia, ele é obrigado a partir, o que deixa Liesel em desespero... A obra é a adaptação cinematográfica do livro homónimo de Markus Zusak.