Estreias da semana - 19 de Dezembro de 2013


Filmes em estreia esta semana:
  • A Propósito de Llewyn Davis
  • Casablanca
  • Augustine
  • Hiroshima, Meu Amor
  • Chovem Almôndegas 2
  • O Tempo dos Dinossauros: O Filme 3D
A Propósito de Llewyn Davis (2013), de Joel e Ethan Coen
A obra passa-se em 1961, tendo como enfoque a vida de Llewyn Davis (Oscar Isaac), um cantor de música folk que tenta ganhar reconhecimento. Tudo se resume a uma última esperança: uma audição em Chicago com um influente agente musical. O filme é inspirado na vida de Dave van Ronk, cantor folk dos EUA que se tornou famoso na década de 1960 e que inspirou Bob Dylan, Phil Ochs e Joni Mitchell. A Propósito de Llewyn Davis teve a sua estreia mundial no Festival de Cannes, a 19 de Maio de 2013, onde recebeu o Grande Prémio do Júri. 

Casablanca (1942), de Michael Curtiz
Um dos grandes clássicos de sempre, imprescindível em qualquer época. Humphrey Bogart (Rick Blaine) e Ingrid Bergman (Ilsa Lund Laszlo) conheceram-se em Paris no início da II Guerra Mundial e vivem lá uma paixão inesquecível, até que Ilsa não o acompanha na viagem até Casablanca. Já na cidade marroquina, o grande objectivo é conseguir um visto para Lisboa, onde se poderá viajar para os EUA e obter a almejada liberdade. O casal acaba por encontrar-se novamente em Casablanca, onde Rick percebe que Ilsa é casada com Victor Laszlo (Paul Henreid). O final não é, de todo, expectável, mas é, sem qualquer dúvida, memorável. Casablanca recebeu 3 Óscares (Melhor Filme, Argumento e Realização), tendo tido um total de 7 nomeações.

Augustine (2012), de Alice Winocour
Neste filme de época, passado em França, em 1885, Augustine (Soko) é internada no Hospital de Salpêtrière com sintomas de histeria, ficando aos cuidados do Dr. Jean-Martin Charcot (Vincent Lindon), um reconhecido neurologista que pretende com o caso de Augustine demonstrar aos membros da respeitada Academia de Medicina a forma como a hipnose pode ser útil na recuperação da doença. Quando analisa a jovem, o médico percebe que alguns dos traumas emocionais do seu passado são também causadores da doença. Contudo, acaba por surgir entre ambos um desejo mútuo incontrolável...

Hiroshima, Meu Amor (1959), de Alain Resnais
Mais um clássico que volta ao grande ecrã em cópia restaurada. Elle (Emmanuelle Riva) é uma actriz francesa que roda em Hiroshima um filme sobre a paz, apaixonando-se por um japonês. Este amor lembra-lhe o seu primeiro amor, quando tinha 18 anos. O jovem acabou por ser morto pelos combatentes do Maquis e ela ficou com o cabelo rapado e os pais esconderam-na numa cave. A partilha destas lembranças com o amor japonês vão aproximá-los ainda mais.

Chovem Almôndegas 2 (2013), de Cody Cameron e Kris Pearn
Esta é a sequela de Chovem Almôndegas (2009) e conta a história de Flint Lockwood, que vive em Mastiga e Engole, uma minúscula ilha do Atlântico que sobreviveu graças à tradição de sardinhas enlatadas. Flint sempre teve ideias fantásticas, mas que sempre foram pouco funcionais. Até que descobre a fórmula química que transforma água em alimentos. Contudo, os resultados acabam por ser inesperados, já que os restos de comida foram "chovendo" em Mastiga e Engole, transformando-se em "comidanimais", umas criaturas terríveis que irão por causa a segurança da Humanidade. Para resolver a situação, Flint terá de juntar os seus melhores amigos e acabar de vez com "tacodilos" famintos, "chimpacamarões", "serpentartes" de maçã ou "hamburgueranhas".

O Tempo dos Dinossauros: O Filme 3D (2013), de Barry Cook e Neil Nightingale
Através de novas descobertas e avanços na tecnologia, foram introduzidos novos dinossauros mais reais do que nunca, colocando os espectadores numa aventura pré-histórica, onde um pequeno dinossauro se torna o herói da história.