Estreias da semana - 21 de Novembro


Filmes em estreia esta semana:
  • O Conselheiro
  • 2001- Odisseia no Espaço
  • Histórias que Contamos
  • 7 Pecados Rurais
  • A Segunda Vida de Camille
  • O Último Exorcismo - Parte II
  • Parkland
  • Dentro da Cabeça de Charles Swan III
  • O Desconhecido do Lago
  • Virgem Margarida
O Conselheiro (2013), de Ridley Scott (Blade Runner, 1982; Hannibal, 2001)
Um advogado criminalista decidido a subir na vida acaba por envolver-se no perigoso mundo do tráfico da droga, mas logo se apercebe que tal decisão vai levar a uma série de consequências fatais. O elenco do filme é de luxo, contando com nomes como Michael Fassbender, Penélope Cruz, Brad Pitt, Cameron Diaz, Javier Bardem e Bruno Ganz.

2001 - Odisseia no Espaço (1968), de Stanley Kubrick (Laranja Mecânica, 1971; Shining, 1980)
Um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização, já desde os tempos da Pré-História. Em pleno século XXI, uma equipa de astronautas é enviada ao planeta Júpiter a bordo da nave Discovery com o objectivo de investigar o monolito.

Histórias que Contamos (2012), de Sarah Polley (Notas de Amor, 2011)
Este documentário mostra as entrevistas de Sarah Polley a uma família de contadores de histórias (aliás, a sua própria família), obrigando-as a reflectir sobre o seu passado. Sarah tenta perceber as versões contraditórias e as semelhantes das várias histórias, no que promete ser um retrato intimista mas com dimensão universalizável. 

7 Pecados Rurais (2013), de Nicolau Breyner (Contrato, 2009)
Quim (João Paulo Rodrigues) e Zé (Pedro Alves) esperam ansiosamente pela chegada das belas primas lisboetas a Curral de Moinas para as férias de Verão. Só que os dois sofrem um acidente e morrem. Quando chegam ao Céu, encontram Deus, que lhes propõe que podem voltar à Terra sem cair em nenhum dos sete pecados mortais durante um dia. Os dois amigos vão tentar então resistir aos vários desejos carnais, mas será que vão mesmo conseguir?

A Segunda Vida de Camille (2012), de Noémie Lvovsky
Camille (Noémie Lvovsky) conhece Éric (Samir Guesmi) aos 16 anos, por quem se apaixona perdidamente. Os dois têm uma filha, mas após 25 anos de casamento, ele pede o divórcio. Todavia, na noite da passagem de ano, Camille regressa surpreendentemente ao passado, quando tinha justamente 16 anos, podendo ser esta a derradeira oportunidade para emendar os seus erros e reconquistar Éric. Resta saber se será bem sucedida nesta sua viagem no tempo...

O Último Exorcismo - Parte II (2013), de Ed Gass-Donnelly 
Nell Sweetzer (Ashley Bell) tenta recuperar após uma terrível experiência - mostrada em O Último Exorcismo (2010), mas os terrores do passado vão voltar para atormentá-la novamente...

Parkland (2013), de Peter Landesman
Esta obra é inspirada no livro "Four Days in November", de Vincent Bugliosi, e conta a história dos eventos no hospital Parkland Memorial de Dallas, Texas, a 22 de Novembro de 1963, no dia em que o Presidente John F. Kennedy foi assassinado. Naquele hospital, as pessoas reagem de diferentes formas a um acontecimento para o qual ninguém estava preparado. Participam no filme Paul Giamatti, Marcia Gay Harden, Billy Bob Thornton, Zac Efron, Jackie Weaver, entre outros.

Dentro da Cabeça de Charles Swan III (2012), de Roman Coppola
Nesta comédia, Charles Swan III (Charlie Sheen) é um homem a quem não falta nada (fama, uma carreira de sucesso, dinheiro e o egocentrismo típico numa personagem deste tipo). Até ao dia. Quando a namorada, Ivana (Katheryn Winnick), termina a relação, tudo muda. Swan acaba por cair numa profunda depressão, batendo no fundo e voltando a vir à tona com uma viagem interior, no mínimo, inusitada. O objectivo: recomeçar do zero.

O Desconhecido do Lago (2013), de Alain Guiraudie (That Old Dream That Moves, 2001)
O local? Um lago, em França. No Verão. Nesse lago, vários homens assumem o espaço como um local de procura de relações sexuais. Um deles, Franck (Pierre Deladonchamps), apaixona-se por um outro homem, Michel (Christophe Paou), um desconhecido sobre quem paira uma onda de mistério e que costuma banhar-se nas águas do lago. Subitamente, é encontrado um corpo a boiar na água, levantando-se desde logo a suspeita de homicídio. Quando tudo aponta para um determinado desfecho, Franck não consegue manter a distância de Michel e o desejo de viver a paixão não esmorece. O Desconhecido do Lago recebeu o Prémio de Melhor Realização na secção Un Certain Regard e Queer Palm na 66ª. edição do Festival de Cannes, que teve lugar este ano.

Virgem Margarida (2012), de Licínio Azevedo (Desobediência, 2003; Hóspedes da Noite, 2007)
A história deste filme passa-se em Moçambique, no ano de 1975, no pós-independência daquele Estado africano. O governo revolucionário no poder procura limpar rapidamente os vestígios do colonialismo português, com destaque (no filme) para a prostituição. Um grupo de prostitutas é, então, retirado de algumas cidades e enviado para um centro educacional na selva. Ali, serão obrigadas a aprender novas regras de convivência e a redescobrir o papel a desempenhar na sociedade. Nesse grupo está Margarida, uma adolescente de 16 anos que nele foi incluída por engano. É então que face à repressão a que eram sujeitas leva à ideia de delinear um plano para a fuga.