Estreias da semana - 14 de Novembro de 2013


Filmes em estreia esta semana:
  • O Quinto Poder
  • Malavita
  • Collider
  • Insidious: Capítulo 2
  • Vénus de Vison
  • A Mentira de Armstrong
  • Any Day Now: Talvez Um Dia...
  • O Verão da Minha Vida
  • Thor: O Martelo dos Deuses
O Quinto Poder (2013), de Bill Condon (Relatório Kinsey, 2004; Dreamgirls, 2006; A Saga Twilight: Amanhecer Parte 2, 2012, crítica aqui)
Em 2010, uma organização sem fins lucrativos, a WikiLeaks, divulgou milhares de documentos relacionados com a política externa dos EUA. O acontecimento, considerado como a maior fuga de informação de sempre, colocou governos e várias autoridades públicas sob ameaça. Antes disso, Julian Assange (Benedict Cumberbatch) e o seu colega, Daniel Domscheit-Berg (Daniel Brühl), juntaram-se para vigiar, de forma anónima, algumas das pessoas mais poderosas do mundo. Com aquilo que descobriram, criaram uma plataforma que permitisse que qualquer cidadão publicasse segredos ou crimes, sempre sob anonimato. Além de mudar as suas próprias vidas, ambos acabariam também por mudar a própria História...

A obra é inspirada em duas obras sobre o tema WikiLeaks: "Inside WikiLeaks: My Time With Julian Assange at the World's Most Dangerous Website", de Daniel Domscheit-Berg, e "WikiLeaks: Inside Julian Assange's War on Secrecy", escrito pelos jornalistas David Leigh e Luke Hardin.

Malavita (2013), de Luc Besson (Nikita, Dura de Matar, 1990; Léon, o Profissional, 1994; The Lady - Um Coração Dividido, 2011)
Os Manzoni são uma família de mafiosos que ficam ao abrigo do Programa de Protecção de Testemunhas, após colaborarem com as autoridades. O agente Stansfield (Tommy Lee Jones) tenta, ao máximo, mantê-los a salvo, mas a tarefa não parece ser nada fácil. A família é então enviada para uma pequena cidade localizada na Normandia, em França, onde terão de se adaptar definitivamente a um novo estilo de vida. Mas Fred (Robert De Niro), Maggie (Michelle Pfeiffer), Belle (Dianna Agron) e Warren (John D'Leo) continuam a recorrer a velhos truques, abalando a tranquilidade da sua nova cidade. É aí que chegam os antigos companheiros de crime, que pretendem fazer justiça... Esta comédia negra é inspirada no romance de Tonino Benacquista e tem argumento de Luc Besson.

Collider (2013), de Jason Butler
Este thriller com argumento do português Nuno Bernardo passa-se em 2018, quando o planeta Terra entra em colapso após uma experiência científica mal conduzida. A espécie humana é dizimada devido a vários desastres naturais e ao aparecimento de criaturas mutantes. Peter, Alisha, Carlos, Fiona, Luke e Lucia, que não se conhecem entre si, acordam sem saber o que fazer no centro da destruição. O grupo percebe que a situação pode solucionar-se se encontrarem e reactivarem o Collider, uma espécie de portal do tempo, que pode fazer voltá-los ao passado, evitando os acontecimentos que levaram até à destruição. Contudo, para o conseguirem, apenas terão disponíveis 12 horas.

Esta é a sequela de Insidious - Insidioso (2010), quando Renai e Josh Lambert (Rose Byrne e Patrick Wilson) mudam-se para a casa da família dele, para tentar recuperar a calmaria após os eventos que se tinham passado dois anos antes. Porém, o passado volta a persegui-los...

Vénus de Vison (2013), de Roman Polanski (O Pianista, 2002; O Escritor Fantasma, 2010; O Deus da Carnificina, 2011)
Thomas (Mathieu Amalric) tenta encontrar a actriz perfeita para "Venus in Furs", a conhecida obra do austríaco Leopold von Sacher-Masoch. Nessa busca, aparece Vanda (Emmanuelle Seigner), uma mulher intempestiva, mas muito sedutora. Numa audição privada, Thomas fica espantado com a dedicada interpretação à personagem Wanda von Dunayev, a protagonista da obra. E é nesta longa e muito estranha audição que Thomas desenvolve por Vanda uma obsessão que poderá não ter limites...

A ideia inicial de Alex Gibney era mostrar o regresso do ciclista Lance Armstrong ao Tour de França em 2009 alguns após o mesmo ter-se retirado. O documentário iria mostrar o processo que levaria Armstrong de volta à ribalta e mostraria, uma vez mais, que estava livre de doping. Contudo, a 17 de Janeiro de 2013, o ciclista confessa numa entrevista a Oprah Winfrey que recorreu a EPO (eritropoietina), testosterona e transfusões de sangue. Tal fez com que Gibney ficasse, de repente, sem filme, levando-o a alterar por completo a perspectiva da obra. Assim, neste documentário, é mostrada a história de Armstrong e as várias partes da sua grande mentira, que defendia de forma veemente e poderosa.

Any Day Now: Talvez Um Dia... (2012), de Travis Fine
Rudy Donatello (Alan Cumming) é músico e tem uma relação feliz com o advogado Paul Fleiger (Garret Dillahunt). Um dia, Rudy encontra Marco (Isaac Leyva), um rapaz de 14 anos que tem síndroma de Down e que ficou sozinho em casa depois de a sua mãe ter sido presa. Rudy visita a mãe e pede-lhe que assine os documentos que permitam uma guarda temporária, o que acaba, de facto, por acontecer. Contudo, a relação homossexual é levada a tribunal, tendo que enfrentar uma batalha inesperada e também injusta, onde os preconceitos assumem o principal papel. Este drama é inspirado em factos verídicos que aconteceram no final dos anos de 1970, nos EUA.

O Verão da Minha Vida (2013), de Nat Faxon e Jim Rash
Duncan (Liam James) tem 14 anos e está a passar as férias de Verão com a mãe (Toni Collette), o seu antipático namorado (Steve Carell) e a filha dele. Duncan não está muito animado com aquelas férias, até que conhece Owen (Sam Rockwell), o responsável pelo parque aquático local, que consegue arranjar-lhe um emprego temporário. O jovem poderá agora trabalhar a sua auto-estima e conhecer-se melhor.

Thor: O Martelo dos Deuses (2011), de Óskar Jónasson, Toby Genkel e Gunnar Karlsson
No filme de animação da semana, o protagonista é Thor, filho de Ódin, o rei dos deuses. O jovem sonha com grandes feitos, sem sequer imaginar que Hel, a rainha do domínio subterrâneo, pretende apoderar-se do mundo dos humanos e dos deuses. Só que o Martelo Esmagador, a mais poderosa das armas, cai por mero acaso nas mãos de Thor, podendo ser esta a oportunidade perfeita para mostrar toda a sua valentia e origem divina.