Estreias da semana - 10 de Outubro de 2013


Filmes em estreia esta semana:
  • Gravidade
  • Don Jon
  • O Sentido do Amor
  • Um Quarteto Único
  • A Chamada
  • Na Minha Morte
  • Abelhas e Homens
  • Os Filhos da Meia-Noite
  • Haute Cuisine - Os Sabores do Palácio
Gravidade (2013), de Alfonso Cuarón (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, 2004; Os Filhos do Homem, 2006)
A história só tem duas personagens: a inexperiente Ryan Stone (Sandra Bullock) e o veterano Matt Kowalski (George Clooney). Ambos estão numa missão espacial a bordo da nave Explorer, até uma explosão que os lança no espaço. Num local agonizante, os dois terão de lutar pela sobrevivência.

Don Jon (2013), de Joseph Gordon-Levitt
Jon (Joseph Gordon-Levitt) é um moderno Don Juan que, apesar do grande sucesso que faz com o sexo feminino, obtém verdadeiro prazer sozinho, quando vê pornografia. Até que Jon conclui que precisa, finalmente, conciliar o sexo e o amor, conhecendo Barbara (Scarlett Johansson) e Esther (Julianne Moore), duas mulheres muito diferentes, mas que lhe vão mostrar como ver a vida de outra forma.

O Sentido do Amor (2011), de David Mackenzie
O planeta Terra enfrenta uma epidemia, na qual as pessoas vão ficando privadas dos seus cinco sentidos, um após o outro. Entretanto, Michael (Ewan McGregor) e Susan (Eva Green) conhecem-se e apaixonam-se, mas percebem que, em breve, acabarão, também eles, por sucumbir à epidemia, que nenhum cientista consegue explicar. Mas, enquanto tal não acontece, o casal tenta aproveitar todos os sentidos que lhes vão restando.

Um Quarteto Único (2012), de Yaron Ziberman
Num famoso quarteto de décadas que já existe há 25 anos, subitamente é diagnosticado a doença de Parkinson a um deles. Será que vão conseguir substitui-lo ou terá chegado a altura de encerrar o quarteto? Participam no filme Catherine Keener, Philip Seymour Hoffman, Mark Ivanir e Christopher Walken.

A Chamada (2013), de Brad Anderson
Jordan Turner (Halle Berry) é uma operadora de chamadas de emergência que, um dia, recebe um telefonema que lhe muda a vida. Com o passar do tempo, Jordan percebe que terá de enfrentar o seu passado, para poder pôr fim à violência de um assassino em série.

Na Minha Morte (2013), de James Franco
O marido e os filhos de Addie, a matriarca da família Bundrenr, que acabou de falecer, pretendem cumprir o seu último desejo e fazem uma viagem de charrete até à cidade vizinha de Jefferson, Mississipi, onde ela poderá ter um enterro condigno. Pelo caminho, cada um deles irá descobrir um pouco mais sobre si e a família. Esta é uma adaptação cinematográfica da obra homónima de William Faulkner, que foi escrita em 1930. Participam na obra James Franco, Danny McBride, Beth Grant, entre outros.

Abelhas e Homens (2012), de Markus Imhoof
Este documentário aborda a situação das abelhas no mundo, sendo que numerosas colónias foram dizimadas nos últimos 15 anos, sem que haja já uma certeza quanto às causas. Na obra, é mostrada a importância das abelhas em diversos eco-sistemas e vidas que estão dependentes desta espécie, como um apicultor que vive nos Alpes, um investigador alemão, uma comerciante de pólen na China e as abelhas-assassinas do deserto do Arizona.

Os Filhos da Meia-Noite (2012), de Deepa Mehta
No dia 15 de Agosto de 1947, quando a Índia conseguiu a sua independência de Inglaterra, dois bebés nascem num mesmo hospital, na cidade de Mumbai. Como nasceram àquela primeira hora, os bebés ganham poderes mágicos. Contudo, devido a um momento de precipitação da enfermeira, Saleem, o filho ilegítimo de uma mulher pobre, e Shiva, que nasceu numa família endinheirada, são trocados entre si. Mas, ao longo do tempo, a vida destes dois rapazes acabarão por cruzar-se outra vez...

Haute Cuisine - Os Sabores do Palácio (2012), de Christian Vincent
Nesta comédia, Hortense Laborie (Catherine Frot) é uma cozinheira que vive em Périgord, França. Entretanto, surge-lhe o convite para se tornar a chef privada do Presidente francês, no Palácio do Eliseu, em Paris. Hortense acaba por conquistar todos com a sua autenticidade e talento. Este filme é inspirado na verdadeira história de Danièle Mazet-Delpeuch, que serviu François Miterrand, de 1988 a 1990.