Linhas de Wellington: o candidato português aos Óscares

Está escolhido o filme português que tentará a sua sorte para uma nomeação ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro: Linhas de Wellington, da realizadora chilena Valeria Sarmiento e com argumento de Carlos Saboga. O anúncio foi feito hoje pela Academia Portuguesa de Cinema, numa escolha feita pelo júri composto pelo realizador Vicente Alves do Ó, o argumentista Possidónio Cachapa, a actriz Anabela Teixeira, a produtora Pandora da Cunha Telles e os directores de fotografia Luís Branquinho e Tony Costa.

Linhas de Wellington teve produção de Paulo Branco e foi rodado em vários locais de Portugal, sobretudo na região de Torres Vedras. A obra retrata a terceira invasão francesa no início do séc. XIX, altura em que o general Arthur Wellesley, Duque de Wellington, liderou um exército anglo-português, utilizando uma linha de fortificações com o objectivo de proteger a cidade de Lisboa. O filme também deu origem a uma série que foi transmitida pela RTP e teve no elenco nomes como John Malkovich, Catherine Deneuve, Isabelle Huppert, Albano Jerónimo, Victória Guerra, Nuno Lopes, Soraia Chaves, Maria João Bastos, Afonso Pimentel, entre outros. Cinco mil figurantes participaram também nas gravações.

O filme obteve ainda várias nomeações nos Sophia 2013. A próxima edição dos Óscares realiza-se a 2 de Março de 2014 e terá apresentação de Ellen DeGeneres, como o Metragens noticiou.

Imagem de Linhas de Wellington. Foto: Out Now.