Estreias da semana - 22 de Agosto de 2013


Mais uma semana, novos filmes nas salas portuguesas. Desta vez, são apenas quatro as estreias, com filmes bastante diferentes entre si. jOBS, o biopic que conta a vida de Steve Jobs, estreia um pouco por todo o país, estando disponível nos cinemas de Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Vila Real e Viseu. O filme de ficção científica e acção Os Instrumentos Mortais: A Cidade dos Ossos estará disponível nas mesmas cidades. Dá e Leva também será exibido em grande parte das salas: Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal e Viseu. Já o filme português Até Ver a Luz, do realizador luso-suíço Basil da Cunha, apenas estará em exibição em Lisboa, Porto e Setúbal.

Filmes em estreia esta semana:
  • jOBS
  • Dá & Leva
  • Até Ver a Luz
  • Os Instrumentos Mortais: A Cidade dos Ossos
jOBS (2013), de Joshua Michael Stern
Este biopic conta a história de uma das figuras mais marcantes dos séculos XX e XXI: Steve Jobs, co-fundador e antigo presidente executivo da Apple. A obra aborda os principais momentos da sua vida, como a juventude rebelde mas criativa, até à criação da Apple juntamente com Steve Wozniak, o que viria a mudar o mundo. Steve Jobs viria a falecer a 5 de Outubro de 2011. Participam no filme Ashton Kutcher, Josh Gad, Ahna O'Reilly, Dermot Mulroney, J. K. Simmons, Lukas Haas e Matthew Modine.

Dá & Leva (2013), de Michael Bay (Transformers, 2007)
Daniel Lugo (Mark Wahlberg), Paul Doyle (Dwayne Johnson) e Adrian Doorbal (Anthony Mackie) trabalham num ginásio em Miami, tendo uma vida dedicada à aparência física, com alguns delitos pelo meio, relacionados com drogas leves e esteróides. Até que decidem mudar as suas vidas, aplicando um grande golpe, que consiste em raptar Victor Kershaw (Tony Shalhoub), um poderoso empresário da cidade, extorquir-lhe o máximo de dinheiro possível e poderem ter, assim, uma vida luxuosa. Só que nesta comédia negra os planos acabarão por não correr tal como o planeado... A obra é baseada num artigo escrito pelo jornalista Pete Collins sobre eventos verídicos que se passaram nos EUA, em 1999.

Até Ver a Luz (2013), de Basil da Cunha
Sombra é nascido e criado no Bairro da Reboleira, na Amadora, e já foi condenado e preso por vários delitos. Agora foi libertado da prisão e volta a ser um habitual "dealer", tentando integrar-se outra vez no implacável grupo de amigos. Contudo, os seus objectivos poderão ser mais difíceis do que inicialmente imaginava. O filme teve a sua estreia mundial no Festival de Cinema de Cannes e tem no elenco um grupo de actores não profissionais: Pedro Ferreira, João Veiga, Nelson da Cruz Duarte Rodrigues, Susana Maria Mendes da Costa e Paolo Ribeiro.

Clary Fray (Lily Collins) é uma adolescente nova-iorquina com uma vida normal, até que conhece Jace Wayland (Jamie Campbell Bower), que lhe diz que ela é um ser híbrido, metade anjo e metade humana, que deve proteger os seres humanos contra criaturas demoníacas. Entretanto, a mãe de Clary é raptada e levada para o mundo das Sombras. A jovem tem então de aceitar a ajuda dos Caçadores de Sombras que lhe mostram um outro mundo, um lado paralelo da cidade de Nova Iorque, repleto de criaturas que pretendem acabar com a raça humana. É aqui que Clary percebe a sua verdadeira natureza. A obra é baseada no livro da série juvenil "The Mortal Instruments", de Cassandra Clare.