Estreias da semana - 18 de Julho de 2013


Quando comparada com as dez estreias da semana passada, esta quinta-feira, 18 de Julho, traz-nos uma certa acalmia, com apenas seis filmes em estreia. Os grandes destaques recaem - quase por falta de alternativas devido à desigual distribuição dos filmes - em A Batalha do Pacífico e Turbo.

O primeiro é um filme de ficção científica com acção a rodos e promete levar bastantes espectadores aos cinemas um pouco por todo o país; o segundo, Turbo, é um filme de animação que tem tido uma grande promoção comercial e que, certamente, chegará ao grande público e figurará no top dos resultados de bilheteira.

Curiosamente, esta semana traz-nos dois filmes de animação, sendo o segundo A Loja de Suicídios, que apenas será exibido em Lisboa e no Porto.

Dentro de Casa e A Qualquer Preço são os dois filmes desta semana que terão espaço de exibição apenas em Coimbra, Lisboa, Porto e Setúbal. O primeiro é um thriller francês que nos mostra um jovem escritor que acaba por cair num voyeurismo perigoso e perverso. Já A Qualquer Preço, apresenta-se como um drama familiar que conta com a participação de nomes como Dennis Quaid, Kim Dickens ou Zac Efron.

Com estreia agendada apenas para Lisboa, Porto e Setúbal, resta o filme brasileiro Xingu - A Expedição, produzido por Fernando Meirelles e que retrata uma expedição integrada num programa de colonização e expansão do território para as regiões indígenas brasileiras que acaba por tornar os exploradores em defensores dos direitos dessas populações.

Filmes em estreia esta semana:
  • Batalha do Pacífico
  • A Qualquer Preço
  • Turbo
  • Dentro de Casa
  • A Loja dos Suicídios 
  • Xingu - A Expedição
Batalha do Pacífico (2013), de Guillermo del Toro (Hellboy, 2004; O Labirinto do Fauno, 2006)
Legiões de criaturas monstruosas, conhecidas como Kaiju, começam a emergir das profundezas do Oceano Pacífico e tem início uma guerra que resulta na perda de milhões de vidas. Para combater a nova ameaça, é criado um novo tipo de arma: os Jaegers, enormes robots comandados por dois pilotos neurologicamente conectados. Mas os Jaegers também não estão à altura dos Kaiju. A última esperança será depositada em dois heróis improváveis: um ex-piloto e um estagiário inexperiente, que se unem para ressuscitar um jaegar lendário, mas que está velho e ultrapassado. O elenco é constituído por Charlie Hunnam, Idris Elba, Rinko Kikuchi e Diego Klattenhoff.

A Qualquer Preço (2012), de Ramin Bahrani
Dean Whipple (Zac Efron) é filho de um agricultor rico e poderoso, mas quer seguir outro sonho: tornar-se piloto profissional de corrida da NASCAR. Entretanto, uma investigação expõe o negócio da família, colocando em causa a credibilidade do pai e a prosperidade da quinta. Pai e filho terão agora que ultrapassar as suas diferenças para tentar superar a crise que abala a sua família. Participam também no filme Dennis Quaid, Kim Dickens, Heather Graham e Clancy Brown.

Turbo (2013), de David Soren
Turbo é o protagonista deste filme de animação, sendo um caracol de jardim com um grande sonho: tornar-se o mais veloz do mundo dos gastrópodes, apesar de ser marginalizado por todos. Um dia, é atropelado por um carro em alta velocidade, adquirindo um misterioso poder que faz com que atinja velocidades incríveis. Turbo decide então competir com os mais conceituados pilotos de IndyCar dos EUA. A obra conta com as vozes de Ryan Reynolds, Paul Giamatti, Maya Rudolph, Michelle Rodriguez, Snoop Dogg e Samuel L. Jackson.

Dentro de Casa (2012), de François Ozon
Claude Garcia (Ernest Umhauer) é um jovem estudante de 16 anos, que se infiltra na casa de um colega de turma para observar a sua família e poder usar isso como inspiração para a sua escrita. Quando o ano lectivo começa, Germain (Fabrice Luchini), o professor de literatura francesa, percebe que aquele rapaz tem um dom para a escrita. Contudo, ao longo do tempo, os textos começam a revelar um lado mais voyeurista e perverso, com detalhes mais explícitos. O professor tem agora um dilema: denunciá-lo ou encorajá-lo na evolução da sua escrita. A obra baseia-se na peça "The Boy in the Last Row", do espanhol Juan Mayorga.

A Loja dos Suicídios (2012), de Patrice Leconte
Este filme de animação retrata uma cidade melancólica, onde a taxa de suicídio não pára de aumentar. As pessoas já não riem e a loja que mais factura é a que vende venenos e cordas para enforcar, a loja dos suicídios. Até que nasce Alen, o terceiro filho da família proprietária dessa loja. A criança, ao contrário de todos os outros, é a alegria em pessoa, acabando por contaminar quem está à sua volta com as suas gargalhadas e energia positiva., evitando até os suicídios dos clientes. Esta obra é baseada na novela homónima de Jean Teulé, escrita em 2007.

Xingu - A Expedição (2012), de Cao Hamburger
O filme conta a história dos irmãos Villas-Boas, que se alistaram em 1944 na expedição Roncador-Xingu, organizada pelo governo brasileiro para a exploração das terras desconhecidas do centro do país. Só que os irmãos acabam por tornar-se em grandes defensores dos direitos dos índios. As suas ideias contribuíram para a criação, em 1961, do Parque Indígena do Xingu, uma área de 27 mil quilómetros quadrados a norte do estado de Mato Grosso, entre o Planalto Central e a Floresta Amazónica. A obra tem no elenco Felipe Camargo, Caio Blat, João Miguel, Maria Flor, entre outros.