Estreias da semana - 27 de Junho de 2013


A encabeçar a lista de estreias desta quinta-feira, 27 de Junho, temos Homem de Aço, a nova face do Super-Homem, um dos mais emblemáticos super-heróis da banda desenhada. Tenta-se agora, na consequência de títulos de sucesso como Homem de Ferro, Os Vingadores, Batman ou X-Men, relançar o Super-Homem com uma nova cara.

Fugindo à "regra" que se tem instituído nas últimas semanas, são apenas dois os filmes em estreia que não irão estar em exibição em todo o país. São eles A Datilógrafa e Imperador. O primeiro - apenas disponível em Lisboa, nas Amoreiras - é uma comédia francesa com uma relação laboral sui generis; e o segundo, um drama histórico que remonta ao Japão do fim da II Guerra Mundial (em exibição em Lisboa e no Porto).

Cinco anos depois do seu lançamento, chega-nos Garfield - Um Festival de Comédia, o filme de animação em estreia esta semana. Com um sucesso muito reduzido e tão pouco alcance mundial, o gato preguiçoso regressa a Portugal com uma aventura num festival de humor.

Bairro é o único filme nacional em estreia nas salas portuguesas e conta com um elenco recheado de grandes nomes da ficção nacional. O argumento é da responsabilidade de Francisco Moita Flores e conta-se a história de uma perseguição de um polícia a uma mulher pertencente a um grupo criminoso. Por fim, Operação Gerónimo: A Caça a Bin Laden, um documentário que retrata a operação que ditou a captura do homem mais procurado da última década. Destaque para o facto de ambos os filmes terem direito a exibição um pouco por todo o país.

Filmes em estreia esta semana:
Homem de Aço (2013), de Zack Snyder (300, 2006)
É o regresso de um dos super-heróis mais famosos da banda desenhada: o Super-Homem, interpretado, desta vez, por Henry Cavill. Clark Kent chega à Terra ainda enquanto bebé, oriundo de Krypton, um planeta longínquo. Foi criado por Martha e Jonathan Kent, mas quando se torna adulto, questiona-se sobre os seus poderes e acaba por criar o Super-Homem, para poder combater a criminalidade e a corrupção. Terá que enfrentar General Zod (Michael Shannon) e Faora (Antje Traue). De Krypton, aparecem também os pais biológicos de Kent, interpretados por Russel Crowe e Ayelet Zurer. Completam o elenco Amy Adams, Kevin Costner, Diane Lane, Laurence Fishburne, entre outros.

A Datilógrafa (2012), de Régis Roinsard
Esta comédia passa-se em França, em 1958. Rosa Pamphyle (Déborah François) é uma jovem que vive com o pai, proprietário da única mercearia da cidade. Para Rosa, espera-lhe um casamento combinado com o filho de um mecânico. Mas esta jovem tem outro sonho: ser secretária e não uma simples dona de casa. Rosa viaja então para Lisieux, onde se candidata para um emprego de secretária na empresa de Louis Échard (Romain Duris), um sedutor solteirão. A entrevista não corre como o desejado, mas Louis descobre em Rosa um talento inesperado: a capacidade de escrever à máquina muito rapidamente. Ele decide contratá-la e treiná-la para que ela participe num concurso internacional de secretárias, para que possa ser a secretária do ano.

Bairro (2013), de Jorge Cardoso, Lourenço Mello, José Manuel Fernandes e Ricardo Inácio
Diana (Maria João Bastos) é órfã desde os dez anos, crescendo num bairro pobre e tornando-se na líder implacável de um gangue de criminosos. Ainda assim, não deixa de ser leal e generosa, tendo um respeito inquestionável do seu bando. Augusto (Paulo Pires), o inspector-chefe da Polícia Judiciária, tem o objectivo de a tentar apanhar, apesar de não ter provas suficientes. Começa assim uma perseguição, que se revelará quase doentia. Com argumento de Francisco Moita Flores, a obra conta no elenco com Afonso Pimentel, Carloto Cotta, Joana Ribeiro Santos, João Lagarto, Dânia Neto, Rui Unas, Duarte Gomes, Carlos Malvarez, Leandro Pires, Sara Santos, Margarida Moreira, Julie Sargeant e Virgílio Castelo.

Este filme, em estilo de documentário, aborda a operação responsável pela captura de Osama bin Laden, líder da Al-Qaeda, inspirando-se na verdadeira missão que acabaria por dar origem, em Maio de 2011, à captura e morte de um dos homens mais procurados do mundo.

O filme de animação da semana volta a trazer para o grande ecrã o gato mais preguiçoso e guloso já criado: Garfield. Garfield e a sua namorada Arlene participam, todos os anos, no Fun Fest, um festival de humor. Mas com o afastamento de Arlene, até a confiança de Garfield fica abalada. Ela desistiu por causa de Ramone, um novo gato charmoso e cheio de humor que não vai desistir até conquistá-la. Garfield e o seu melhor amigo, Odie, decidem então partir em busca da lendária água da diversão, criada pelo sapo Freddy, o maior comediante de sempre.

Imperador (2012), de Peter Weber
Este drama histórico passa-se no Japão, após a rendição do país aos EUA, no fim da II Guerra Mundial. Os Generais Douglas MacArthur (Tommy Lee Jones) e Bonner Fellers (Matthew Fox) estão no Japão com a missão de decidir se Hirohito (Takatarô Kataoka), 124.º Imperador do Japão, deverá ou não ser julgado como criminoso de guerra, tendo dez dias para deliberarem.