Estreias da semana - 30 de Maio de 2013


Numa semana com poucas estreias (são apenas cinco os filmes), o destaque vai quase por inteiro para o terceiro filme - que completa a trilogia começada em 2009 - de A Ressaca. Este final de aventura para os quatro rapazes que compõem a Matilha promete levar milhares de portugueses às salas de cinema e à gargalhada.

Epic - O Reino Secreto será, provavelmente, o outro filme, em estreia esta semana, capaz de realizar um bom resultado de bilheteira, tratando-se do único filme de animação a entrar nas salas nacionais. Quarteto, uma comédia realizada pelo actor norte-americano Dustin Hoffman, poderá conseguir um lugar de destaque interessante, lançando para a cena a relação de quatro músicos, já com alguma idade, que se reúnem num lar.

Noutro País e Para Lá das Colinas são os dramas em estreia esta semana, ambos com sucesso alcançado no Festival de Cannes em 2012. O primeiro, de produção sul-coreana, será acompanhado, nos cinemas, por uma curta-metragem documental portuguesa, Fragmentos de Uma Observação Participativa, que irá trazer à cena um retrato da condição de emigrantes de alguns brasileiros em Portugal.

Filmes em estreia esta semana:
  • A Ressaca - Parte III
  • Epic - O Reino Secreto
  • Noutro País
  • Para Lá das Colinas
  • Quarteto
  • Fragmentos de Uma Observação Participativa
A Ressaca - Parte III (2013), de Todd Phillips (A Ressaca, 2009; A Ressaca - Parte II, 2011)
Este fim "épico", como os posters do próprio filme o indicam, das aventuras dos grandes amigos Phil (Bradley Copper), Stu (Ed Helms), Alan (Zach Galifianakis) e Doug (Justin Bartha), é o culminar de quatro anos de "loucura" à volta da comédia de maior sucesso dos últimos anos e que já tem deixado a sua marca de estilo noutros títulos já lançados ou a serem preparados. Neste terceiro filme, Phil, Stu e Doug começam a retomar as suas pacatas vidas depois dos incidentes vividos em Las Vegas e Banguecoque. Alan, no entanto, não está talhado para tanta normalidade. Após uma crise familiar, a personagem de Galifianakis precisará da ajuda dos seus velhos amigos. Sem casamento nem despedida de solteiro, agora tudo será diferente. Ou talvez não.

Epic - O Reino Secreto (2013), de Chris Wedge (A Idade do Gelo, 2002; Robôs, 2005)
Do mesmo realizador do primeiro título de A Idade do Gelo, chega-nos esta animação. Este filme conta a estória de Mary Katherine, uma rapariga que visita o seu pai, um professor, que vive numa casa junto à floresta e um estudioso de um grupo de guerreiros em miniatura - nunca avistados por ninguém - que vivem escondidos na dita floresta e cuja missão será proteger o mundo do Mal. Um dia, durante um passeio, Mary toca numa folha mágica que a transforma num ser minúsculo, acabando por conhecer os tais guerreiros, os homens-folha. Tudo isto num momento em que estes seres vivem numa luta intensa frente ao cruel Mandrake, que pretende reduzir a floresta a cinzas. A partir daí, a estória desenvolve-se com Mary a procurar ajudar os seus novos amigos e, ao mesmo tempo, a tentar encontrar um modo de voltar a ser quem era. Na versão original, Amanda Seyfried, Jason Sudeikis, Christoph Waltz e os cantores Beyoncé, Pitbull e Steven Tyler são algumas das vozes. Na versão portuguesa, destacam-se Fernando Alvim, Ricardo Sá ou Rui Reininho.

Noutro País (2012), de Sang-soo Hong (Noite e Dia, 2008)
Nomeado para a Palma de Ouro em Cannes, em 2012, este filme sul-coreano conta a estória de uma jovem que se instala com a mãe numa pensão numa cidade costeira da Coreia do Sul. Para ganhar algum dinheiro, a jovem decide escrever o argumento de uma curta-metragem, sendo que a estória segue três mulheres francesas, todas interpretadas por Isabelle Huppert. Ali, cada uma com diferentes motivações pessoais, todas se encontram na mesma pensão, acabando por conhecer as mesmas pessoas e por ter uma ligação com um nadador-salvador.

Fragmentos de Uma Observação Participativa (2013), de Filipa Reis e João Miller Guerra
Será exibida, juntamente com Noutro País, a curta-metragem documental portuguesa Fragmentos de Uma Observação Participativa, que visa mostrar a condição dos emigrantes brasileiros em Portugal. O filme pretende dar a conhecer, a partir de uma personagem central (Paula), as vivências dos emigrantes brasileiros no nosso país, mostrando como criam um Brasil em Lisboa.

Para Lá das Colinas (2012), de Cristian Mungiu (4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, 2007)
Foi um dos grandes destaques do Festival de Cannes em 2012, tendo arrecadado as Palmas de Ouro para Melhor Actriz (atribuída às duas actrizes principais do filme, Cosmina Stratan e Cristina Flutur) e Melhor Argumento (da responsabilidade do realizador, Cristian Mungiu). Filmado na Roménia mas de produção conjunta entre romenos, belgas e franceses, este filme conta a estória, baseada num acontecimento real, de Alina (Cristina Flutur), uma mulher que regressa à sua terra-natal à procura de Voichita (Cosmina Stratan), o amor da sua vida. Sem família nem amigos, as duas foram criadas num pobre orfanato. Voichita, no tempo em que estiveram separadas, dedicou-se a Deus, num convento ortodoxo. Alina, determinada em salvar o seu amor daquele lugar e levá-la para junto de si, desafia a Igreja e aqueles que a representam. Tudo isto levará a um "estado de guerra" com proporções trágicas.

Quarteto (2012), de Dustin Hoffman
Da autoria do actor norte-americano Dustin Hoffman, esta comédia polaco-britânica traz à cena um lado mais "sénior" da música. Beecham House é um lar para músicos aposentados e encontra-se numa azáfama: corre o rumor de que está para chegar um novo residente, tratando-se de uma grande estrela. Para surpresa geral, é Jean Horton (Maggie Smith) a nova inquilina. Jean é antiga parceira de canto de Reginald Paget (Tom Courtenay), Wilfred Bond (Billy Connolly) e Cecily Robson (Pauline Collins), outros músicos que a acompanhavam mas que o ego da cantora acabou por levar à separação e ao fim do casamento com Reggie. O desafio está na capacidade de fazer com que o tempo tenha feito esquecer as "feridas" deixadas no passado.