Estreias da semana - 22 de Maio de 2013


Ao contrário das estreias em maior quantidade das últimas semanas, neste quase final de Maio são seis os filmes a entrar nas salas nacionais esta quinta-feira. Velocidade Furiosa 6 assume-se como o grande destaque desta semana, essencialmente por aquilo que poderá render em termos de bilheteira. Este título de acção non-stop é também o único filme desta semana que é de 2013, todos os outros são de 2012 ou de 2011.

Grandes Esperanças traz-nos a adaptação cinematográfica da obra de Charles Dickens pelas mãos de Mike Newell, que realizou filmes como Quatro Casamentos e Um Funeral ou um dos títulos de Harry Potter.

O Fundamentalista Relutante, Um Planeta Solitário e Selecção Natural são três dramas, todos de diferentes estilos e perspectivas. O primeiro, mais político e social, retrata um paquistanês de sucesso nos EUA até aos atentados terroristas de 11 de Setembro que tem de reconstruir a sua vida sob diferentes aspectos. Os outros dois títulos, são dramas vividos a dois que têm como base relações amorosas, implicando um "viver" diferente a partir de acontecimentos inesperados.

Por fim, Rugas, um filme de animação de origem espanhola. Ao contrário do que é comum aos filmes de animação, esta fita é mais dirigida aos adultos do que às crianças. Um drama que retrata as dificuldades e vicissitudes da velhice e que promete fazer agitar os corações dos espectadores.

Filmes em estreia esta semana:
Velocidade Furiosa 6 (2013), de Justin Lin (Velocidade Furiosa, 2005)
O grupo de corredores está disperso pelo mundo sob identidades secretas, após o último golpe no Brasil. Até que Hobbs (Dwayne Johnson) desafia Dominic Toretto (Vin Diesel) a deter um grupo de criminosos exímios na arte da fuga. Se forem bem sucedidos, terão o perdão total pelos seus crimes e a oportunidade de poderem recomeçar a sua vida nos EUA, sem cadastro.

Este drama passa-se em Inglaterra, no século XIX. Pip é um órfão de seis anos que é salvo das ruas por um misterioso benfeitor, que o educa de forma a que se torne um verdadeiro cavalheiro. Contudo, acaba por descobrir as origens da fortuna que tem recebido, o que trará consequências para todos os que o rodeiam. A obra é uma adaptação cinematográfica do romance de Charles Dickens, escrito em 1861. O elenco é composto por Jeremy Irvine, Helena Bonham Carter, Ralph Fiennes, Robbie Coltrane, Holliday Grainger, entre outros.

Rugas (2011), de Ignacio Ferreras
Este filme de animação é um drama que conta a história de Emílio e Miguel, dois amigos que dividem um quarto num lar de terceira idade. Entretanto, Emílio começa a demonstrar os primeiros sintomas de Alzheimer, o que levará Miguel a ajudá-lo, de modo a que não seja transferido para o segundo andar da instituição, onde estão os casos considerados sem solução.

Changez Khan é um jovem paquistanês que após licenciar-se pela Universidade de Princeton, EUA, vai trabalhar como analista financeiro na Underwood Samson, uma importante empresa de Wall Street. Tudo muda após os atentados de 11 de Setembro de 2001, quando Changez começa a sentir um clima de desconfiança sobre si, devido às suas origens. Participam no filme Riz Azhmed, Kate Hudson, Liev Schreiber, Kiefer Sutherland, entre outros.

Um Planeta Solitário (2011), de Julia Loktev (Day Night Day Night, 2006)
Alex (Gael García Bernal) e Nica (Hani Furstenberg) pretendem casar-se, mas antes fazem uma grande viagem de mochila às costas pelas montanhas da Geórgia. Contratam, assim, um guia local (interpretado por Bidzina Gujabidze). Contudo, tudo vai mudar num momento que dura apenas alguns segundos, mas que altera as suas vidas para sempre.

Selecção Natural (2011), de Robbie Pickering
Linda White (Rachael Harris) é uma mulher conservadora e religiosa que descobre que o seu marido (que acabou de sofrer um AVC) tem um filho ilegítimo. Para cumprir o seu último desejo, Linda viaja do Texas até à Florida para encontrar o jovem. Inicialmente, a relação não é fácil, mas algo de improvável acaba por alterar esta ligação. Participam também Matt O'Leary e John Diehl.