Estreias da Semana - 15 de Maio de 2013


A Portugal chegam, esta semana, oito novos filmes. O grande nome da semana será O Grande Gatsby, uma nova adaptação da obra de F. Scott Fitzgerald, que, pelo elenco e toda a produção envolvente, promete ser líder da "audiência" de Cinema portuguesa do lote de estreias desta quinta-feira.

Aprovado traz Tina Fey e Paul Rudd numa nova comédia, prometendo arrancar muitos risos e sorrisos aos espectadores. O Guarda, num misto de policial e comédia, aponta a um registo interessante, a fugir ao panorama geral das estreias desta semana.

Em registos semelhantes, chegam-nos O Outro Lado do Coração (em exibição apenas em Lisboa e no Porto), com Nicole Kidman como o grande destaque - filme pelo qual esteve nomeada, em 2011, para o Óscar de Melhor Actriz -, e Os Nossos Filhos, que trazem um lado mais dramático e forte, do ponto de vista emocional, do Cinema actual. Este último, uma produção conjunta de quatro países (Bélgica, Luxemburgo, França e Suíça), estará em exibição apenas em Lisboa.

O thriller Deadfall - A Sangue Frio, com Olivia Wilde e Eric Bana nos principais papéis, promete deixar-nos expectantes com a acção e a história a ser contada. A Música Nunca Acabou, um drama à volta da recuperação da memória e da ligação de um pai com o seu filho, estará em exibição apenas na zona de Lisboa, mas poderá ser um filme com outro destaque e com maior projecção do que este primeiro "passo".

República di Mininus, uma produção com influências de Portugal, França, Guiné-Bissau, Bélgica e Alemanha lança a possibilidade de um país formado apenas por crianças, um mundo idealizado com premissas bastante interessantes. Estará, à semelhança de uma série de filmes em estreia esta semana, em exibição apenas em Lisboa e no Porto.

Filmes em estreia de 2013:
O Grande Gatsby (2013), de Baz Luhrmann (Romeu + Julieta, 1996; Moulin Rouge!, 2001; Austrália, 2008)
Esta é a nova adaptação cinematográfica da obra homónima de F. Scott Fitzgerald, que foi editada pela primeira vez em 1925. A história passa-se na década de 1920, uma época recheada de luxo, álcool e dinheiro, quando alguém misterioso instala-se em Long Island, EUA, começando a surgir vários rumores sobre si. No elenco da obra estão Leonardo DiCaprio, Carey Mulligan, Tobey Maguire, Joel Edgerton e Isla Fisher.

Aprovado (2013), de Paul Weitz (Era Uma Vez Um Rapaz, 2002)
Esta comédia romântica passa-se na Universidade de Princeton, EUA, onde Portia Nathan (Tina Fey) é uma das responsáveis pela admissão dos alunos a bolsas universitárias, sendo também obcecada pela organização. Até que reencontra John Pressman (Paul Rudd), um antigo colega que agora é um professor dedicado. Entretanto, ele convence-se que Jeremiah (Nat Wolff), um dos melhores alunos, é o filho que ela deu para adopção quando era jovem. Jeremiah vai candidatar-se a Princeton, ou seja, terá de passar pela aprovação da própria mãe.

O Guarda (2011), de John Michael McDonagh
O detective Gerry Boyle (Brendan Gleeson) tem uma personalidade conflituosa e tem agora um caso importante de tráfico de drogas, que pode ter várias ramificações internacionais. Surge, entretanto, um novo parceiro: Wendel Everett (Don Cheadle), um agente do FBI que chega até à Irlanda para resolver o caso. Ambos precisam agora de encontrar um modo de relacionar-se um com o outro, além, claro, de resolver o caso.

O Outro Lado do Coração (2010), de John Cameron Mitchell 
Becca (Nicole Kidman) e Howie (Aaron Eckhart) perderam o seu filho há pouco tempo e ainda vivem com a dor e o sentimento de impotência procedentes do trágico acidente que provocou a morte da sua criança. Tentam voltar à normalidade, mas com pouco sucesso, ora juntos, ora individualmente. Ela tenta aproximar-se do jovem que causou involuntariamente a morte do seu filho e ele procura refúgio em Gabby (Sandra Oh). Nicole Kidman foi nomeada para o Óscar de Melhor Actriz por este filme.

Os Nossos Filhos (2012), de Joachim Lafosse (Nue Propriété, 2006)
Murielle (Émilie Dequenne) e Mounir (Tahar Rahim) são um casal de jovens apaixonados que, após o casamento, passam a viver em casa do Dr. Pinget (Niels Arestrup), um benfeitor que sempre ajudou a família de Mounir, tornando-se num segundo pai para ele. Com o passar dos anos, a situação provisória passa a prolongar-se indefinidamente, levando a que Murielle perca o controlo da sua vida. O argumento é baseado na história verdadeira do casal Genevieve Lhermitte e Bouchaib Moqadem.

República di Mininus (2010), de Flora Gomes
Um grupo de crianças foi abandonado, algures num país sem nome do continente africano. Acabam por unir-se e criam a República de Mininus, onde cada uma cumpre o seu papel, tendo em conta a sobrevivência colectiva. Contudo, os valores e deveres que vão criando na sua sociedade inventada acabam por ser postos em causa com o surgimento de cinco novas crianças.

A Música Nunca Acabou (2011), de Jim Kohlberg
Quando era pequeno, Gabriel (Lou Taylor Pucci) tinha uma ligação especial com Henry (J.K. Simmons), o seu pai. Tal vai mudando com o passar dos anos, até que é diagnosticado a Gabriel um tumor cerebral que requer uma cirurgia de alto risco. Gabriel tem as memórias afectadas, passando a ter muitas dificuldades na criação de novas recordações. Esta situação leva a que Henry recorra à Dr.ª Dianne Daly (Julia Ormond), uma terapeuta musical, que usa métodos incomuns de modo a tentar recuperar a memória dos seus pacientes. Baseado numa história verídica.

Deadfall - A Sangue Frio (2012), de Stefan Ruzowitszky
Os irmãos Addison (Eric Bana) e Liza (Olivia Wilde) estão em fuga após um assalto mal sucedido. Entretanto, ele atinge mortalmente um polícia e eles separam-se, dirigindo-se à fronteira com o Canadá. Mas vão acabar por encontrar-se novamente, num confronto que poderá pôr em causa os laços da sua ligação.