Oscars 2013 - Melhor Actor Secundário: Christoph Waltz

(Django Libertado, crítica aqui)

O actor austríaco nasceu em Viena, a 4 de Outubro de 1956. Estudou representação no Seminário Max Reinhardt, em Viena, e no Instituto de Cinema e Teatro Lee Strasberg, em Nova Iorque (onde até partilhou casa com o actor português Joaquim de Almeida). Durante os anos de 1980, começou por trabalhar em teatro e depois em séries e filmes televisivos. A sua carreira foi assim durante algum tempo, maioritariamente em filmes de língua alemã, com pouco reconhecimento internacional. Realizou ainda um tele-filme em 2000, Wenn man sich traut.

Tudo viria a mudar quando entra no filme Sacanas Sem Lei (2009), de Quentin Tarantino. A personagem do Coronel Hans Landa, um caçador de judeus, deu-lhe o reconhecimento do público e a aclamação da crítica. No filme, Waltz fala inglês, francês, alemão e italiano. Curiosamente, seria Leonardo DiCaprio a interpretar este papel, mas Tarantino preferiu optar por alguém que fosse fluente em alemão. Christoph Waltz foi nomeado para o Oscar de Melhor Actor Secundário pelo seu desempenho neste filme, arrecadando a única estatueta que a obra venceu.

Christoph Waltz em Sacanas Sem Lei (2009). Foto: Beyond Hollywood.

A partir daqui, o actor fez parte do elenco de vários filmes mais conhecidos do público, como Água aos Elefantes (2011), Os Três Mosqueteiros (2011) e O Deus da Carnificina (2011).

Christoph Waltz e Kate Winslet em Deus da Carnificina (2011). Foto: Kinobank.org.

Em 2012, Christoph Waltz colabora em mais um filme de Quentin Tarantino e volta a receber uma nomeação para um Oscar. Em Django Libertado, o actor é Dr. King Schultz, um dentista que ganha a vida como caçador de recompensas e que ajuda o escravo Django (Jamie Foxx), o protagonista, a conseguir a liberdade. Durante as gravações do filme, Waltz feriu-se durante os treinos em que montava a cavalo. O papel foi escrito por Tarantino com o actor em mente. Recorde-se que o filme venceu o Oscar para Melhor Argumento Original. Christoph Waltz venceu o Oscar por esta personagem, bem como outros prémios: BAFTA, Globo de Ouro, entre outros.

Christoph Waltz e Jamie Foxx em Django Libertado (2012). Foto: Beyond Hollywood.

Como próximos projectos, segundo o IMDb, Christoph Waltz irá dar voz a uma das personagens do filme de animação Epic - O Reino Secreto e participará nos filmes The Zero Theorem e Reykjavik.

Christoph Waltz com o Oscar que recebeu pelo seu papel em Django Libertado. Foto: aceshowbiz.com.