Oscars 2013 - Melhor guarda-roupa (Nomeados)

Anna Karenina, por Jacqueline Durran.
Durran não é, de todo, uma estreante nestas andanças, sendo a sua terceira nomeação para um Oscar - os outros foram pelo seu trabalho em Orgulho e Preconceito (2005) e Expiação (2007) (quem não se lembra do fantástico vestido verde usado pela personagem Cecilia?). Curiosamente, ambos com Keira Knightley como protagonista, tal como agora em Anna Karenina. Além disso, Jacqueline Durran venceu um BAFTA pelo seu trabalho em Vera Drake (2004). Outros dos trabalhos com a marca de Durran são os filmes A Toupeira (2011) e Nanny McPhee e o Toque de Magia (2010). 
Keira Knightley em Anna Karenina. Foto: InStyle.com
Keira Knightley em Expiação. Foto: The Chevali Blog
Os Miseráveis, por Paco Delgado.
Esta é a primeira nomeação para um Oscar para Paco Delgado, apesar de já ter recebido outras nomeações noutros prémios. Entre os seus trabalhos, destaque para Má Educação (2004), Biutiful (2010) e A Pele Onde Eu Vivo (2011) (crítica aqui).

Helena Bonham Carter e Sacha Baron Cohen. Foto: Ace Show Biz
Um dos desenhos feitos para o vestido de Fantine (personagem de Anne Hathaway). Foto: Voxxi.com
Lincoln, por Joanna Johnston. 
Esta é também a primeira nomeação para Johnston. No seu currículo, salienta-se o seu trabalho em filmes reconhecidos como Forrest Gump (1994), O Resgate do Soldado Ryan (1998), O Amor Acontece (2003), Valquíria (2008) e Cavalo de Guerra (2011) (crítica aqui).
Joanna Johnston junto do guarda-roupa que elaborou para Lincoln. Foto: popstyle.ew.com
Esta é uma nomeação póstuma, após a morte recente de Eiko Ishioka, cujo último trabalho foi mesmo este Espelho Meu, Espelho Meu! Há Alguém Mais Gira do Que Eu?. Contudo, poderá ser o segundo Oscar a ser-lhe atribuído, já que venceu um pelo seu trabalho em Drácula de Bram Stoker (1992). Para esta adaptação da história da Branca de Neve, foram criados vestidos exuberantes e vistosos, sendo uma das marcas icónicas do filme. 
Lily Collins, a Branca de Neve. Foto: clothesonfilm.com 
Branca de Neve e o Caçador, por Collen Atwood. 
Atwood é, sem dúvida, a mais galardoada no lote dos nomeados, tendo ganho 3 Oscars (Chicago, 2002; Memórias de uma Gueixa, 2005; Alice no País das Maravilhas, 2010), num total de 10 nomeações. Dos vários filmes para que foi nomeada, destaque para Beloved (1999), Sweeney Todd - O Terrível Barbeiro de Fleet Street (2007) e Nove (2009). O guarda-roupa desta adaptação da Branca de Neve é porventura menos exuberante do que o anterior, mas não com menos detalhes e criatividade, marcado pela inspiração medieval.
Charlize Theron, a Rainha Má. Foto: InStyle.com
Kristen Stewart, a Branca de Neve. Foto: CBS News.