Imagem do primeiro ano do blogue (2013). |
O Metragens é um blogue criado em Janeiro de 2013 com o intuito de se dedicar ao Cinema através de críticas, notícias e coberturas de eventos que envolvam prémios ligados ao Cinema. Prémios como os Óscares ou os Globos de Ouro têm uma maior atenção pelo peso que acarretam na consagração de actores, técnicos e filmes.
No Metragens escrevem Tatiana Henriques e Pedro Filipe Godinho.
Tatiana Henriques é jornalista, tendo passado, na Universidade do Porto, por: JornalismoPortoNet (JPN), JornalismoPortoRádio (JPR) e Jornal Universitário do Porto (JUP). Completou a licenciatura em Ciências da Comunicação com um estágio na SIC e, desde então, contribui para diversas publicações, dentre as quais algumas ligadas ao Cinema. Entre Março e Dezembro de 2011, foi jornalista na revista Executive Digest e entre Julho e Dezembro de 2011 colaborou com a já extinta Premiere. Está, também, na origem da revista de cinema Metropolis, que conta já com algumas edições, estando apostada num crescimento sustentado no sentido de se tornar, à semelhança do que acontecia com a Premiere, numa revista de referência no Cinema em Portugal. Actualmente, é bolseira de investigação na Universidade do Minho e mantém-se como colaboradora da Metropolis
Pedro Filipe Godinho é um licenciado em Relações Internacionais com algumas paixões distantes do mundo da diplomacia e da política externa. A par do futebol (tendo colaborado com o site noticioso da Clix Futebol Portugal), partilha também da paixão pelo Cinema, mantendo o estatuto de co-autor do Metragens.
No Metragens, utiliza-se a classificação, referente às críticas a filmes, de 0 a 5, atribuída com um grafismo de estrelas que passamos a apresentar:
- 0 estrelas
- 0,5
- 1
- 1,5
- 2
- 2,5
- 3
- 3,5
- 4
- 4,5
- 5