Os filmes que lideraram o box-office em 2014

Início de ano é sinónimo de balanços e contas finais do que o anterior nos deu e trouxe. Como no Cinema esta prática não é excepção, tops, tabelas e os mais diversos tipos de rankings sucedem-se por esta altura, dando lugar às normais discussões de quais foram os melhores filmes do ano. Contudo, há tabelas que são mais consensuais devido à sua natureza mais matemática. É o caso do balanço que a seguir apresentamos: os filmes que lideraram o box-office no ano de 2014.

Mark Wahlberg em Transformers: Era da Extinção. Foto: Out Now.
Falamos essencialmente - e não seria de esperar outra coisa - dos 10 blockbusters mais bem sucedidos do ano, reunindo o leque dos dez filmes que mais dinheiro arrecadaram em todo o mundo. A essa estatística, pormenorizamos um pouco mais, apresentando os ganhos conseguidos nos Estados Unidos da América (EUA) e em Portugal. Esta estatística serve para mostrar que nem sempre o que o mundo vê corresponde ao que leva os norte-americanos às salas de cinema e o mesmo se aplicará ao público português.


Os dados aqui apresentados foram recolhidos exclusivamente a partir do sítio Box Office Mojo, não estando disponíveis os dados oficiais de Portugal no Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA). Também por este motivo, não são apresentados os resultados nacionais de dois dos filmes em evidência: O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos e The Hunger Games: A Revolta - Parte 1.

Os 10 Melhores Filmes no Box-Office Mundial em 2014
  1. Transformers: Era da Extinção
  2. O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
  3. Os Guardiões da Galáxia (crítica aqui)
  4. Maléfica
  5. X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (crítica aqui)
  6. Capitão América: O Soldado do Inverno
  7. O Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro
  8. Planeta dos Macacos: A Revolta
  9. The Hunger Games: A Revolta - Parte 1 (crítica aqui)
  10. Interstellar (crítica aqui)
*14:00 - 16/01/2015 - Nota: Foram incluídos no gráfico os dados referentes aos filmes O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos e The Hunger Games: A Revolta - Parte 1 conforme os valores apresentados posteriormente pelo ICA. Foram também actualizados os dados relativos aos filmes Maléfica e Interstellar.