'O Desaparecimento de Eleanor Rigby: Eles'

Uma ode ao amor e o duro relato de quando este simplesmente não chega. Eleanor Rigby (Jessica Chastain) e Conor Ludlow (James McAvoy) são um casal feliz e enamorado, mas que vê a sua estabilidade abalada por uma tragédia inelutável. Nada será como dantes e ambos tentam reconstruir a relação e… a si próprios.

A obra é uma junção de dois filmes (The Disappearance of Eleanor Rigby: Him e The Disappearance of Eleanor Rigby: Her), que contam os dois pontos de vista do casal. As duas obras estrearam no Festival de Toronto e o realizador Ned Benson montou depois um novo filme que unisse ambas as histórias, resultando na obra que viria a ter estreia no Festival de Cannes.  

James McAvoy e Jessica Chastain em O Desaparecimento de Eleanor Rigby: Eles. Foto: Out Now.
  
O Desaparecimento de Eleanor Rigby: Eles (2014) conta uma belíssima e inesquecível história de amor, mas aborda muito mais do que isso. O foco principal é a dor e a sobrevivência à mesma, num filme muito humano e sensível. O argumento é fluido e aliciante, magnetizando o espectador à trama, ajuntando-se uma realização profunda, intensa e perspicaz, aproveitando o melhor da pertinente fotografia e do trabalho dos actores. Os protagonistas são, aliás, um dos pontos altos do filme. Jessica Chastain e James McAvoy têm uma química explosiva e absorvente, transmitindo todas as nuances individuais das personagens e do casal. Viola Davis é uma adição especial à obra, recheando-a com momentos de humor leve e descomprometido, aliviando, assim, o drama preponderante da história.
 
O Desaparecimento de Eleanor Rigby: Eles é uma doce e angustiante história, que incita à reflexão e à necessidade de o espectador se colocar no lugar das personagens de modo a tentar perceber as suas atitudes e os caminhos que vão escolhendo. Poético e esperançoso, o final prova o quão delicado e emotivo é o filme. Absolutamente a não perder.

(Crítica publicada na revista Metropolis de Novembro de 2014: http://www.cinemametropolis.com).