Oscars 2013 - Melhor Caracterização (Nomeados)

Uma boa maquilhagem é capaz de fazer milagres, é mais do que sabido. E, no cinema, uma boa caracterização pode ser fundamental para atribuir a tónica que se quer para o filme. Nesta edição dos Oscars, estão nomeadas três obras para esta categoria, todas retratos de uma época que não a contemporânea.

Nomeados:

Hitchcock
Anthony Hopkins conseguiu tornar-se num verdadeiro Alfred Hitchcock, muito devido ao trabalho de Howard Berger, Peter Montagna e Martin Samuel. Montagna recebe a sua primeira nomeação, mas o resto da equipa não é estreante nestas andanças. Samuel já foi nomeado duas vezes ao longo da sua carreira, pelo seu trabalho em Piratas das Caraíbas - A Maldição do Pérola Negra (2003) e Piratas das Caraíbas - Nos Confins do Mundo (2007), enquanto Howard Berger já venceu mesmo o Oscar por O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa: As Crónicas de Nárnia (2005), na primeira nomeação que recebeu. Hitchcock apenas está nomeado para esta categoria.
Anthony Hopkins em Hitchcock. Foto: Beyond Hollywood.

O Hobbit - Uma Viagem Inesperada 
A viagem pela Terra Média é marcada por muitos hobbits e outros monstros fantásticos, que dão muito trabalho à equipa de caracterização de modo a atribuir-lhes uma maior veracidade. Para cumprir esta tarefa, foram escolhidos Peter Swords King, Rick Findlater e Tami Lane. Rick Findlater recebe a sua primeira nomeação, enquanto Tami Lane já venceu o Oscar por O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa: As Crónicas de Nárnia (tal como Howard Berger) e Peter Swords King ganhou a estatueta por outra aventura com hobbits, em O Senhor dos Anéis - O Regresso do Rei (2003). O Hobbit - Uma Viagem Inesperada está nomeado para 3 Oscars.
Ian McKellen e Sylvester McCoy em O Hobbit - Uma Viagem Inesperada. Foto: Beyond Hollywood.

Os Miseráveis
O filme está também nomeado para esta categoria, apesar de os próprios protagonistas não mostrarem grandes sinais de envelhecimento ao longo dos anos. Lisa Westcott e Julie Dartnell foram as responsáveis pelo trabalho de caracterização dos actores da obra. Dartnell tem agora a sua primeira nomeação, enquanto  que Lisa Westcott já foi anteriormente nomeada pelo seu trabalho em Sua Majestade, Mrs. Brown (1997) e A Paixão de Shakespeare (1998). Os Miseráveis tem um total de oito nomeações (crítica aqui).
Helena Bonham Carter, Isabelle Allen e Sacha Baron Cohen em Os Miseráveis. Foto: Beyond Hollywood.