Oscars 2013 - Melhor Actriz Secundária (Nomeadas)

Este é um dos quatro Oscars que premeia a performance interpretativa dos actores, uma das partes integrantes e sine qua non das obras cinematográficas. Começamos com os Melhores Actores Secundários, primeiramente para os papéis femininos. Nesta edição, as concorrentes são actrizes renomadas de Hollywood, bem conhecidas do público. Contudo, espera-se que seja Anne Hathaway a grande vencedora, sendo mesmo a favorita. No ano passado, foi Octavia Spencer quem venceu nesta categoria, pelo seu trabalho no filme de época As Serviçais (2011).

Nomeadas:
No filme The Master - O Mentor, a actriz interpreta o papel de Peggy Dodd, retratando a esposa determinada do controverso fundador do grupo conhecido como "A Causa", Lancaster Dodd (Philip Seymour Hoffman, também nomeado para o Oscar). Inicialmente, o papel estava pensado para Reese Witherspoon, mas acabou por ser entregue a Amy Adams, que está nomeada pela quarta vez para um Oscar (sempre na categoria de Melhor Actriz Secundária), após Junebug (2005), Dúvida (2008) e The Fighter - Último Round (2010). The Master - O Mentor está nomeado para 3 Oscars.
Amy Adams em O Mentor. Foto: Beyond Hollywood.

A interpretação dramática e impactante de Mary Todd Lincoln, a mulher do décimo sexto Presidente dos Estados da América, rendeu a Sally Field mais uma nomeação para um Oscar. É a terceira vez que tal acontece, sendo que, de ambas as vezes que aconteceu no passado, a actriz levou para casa a estatueta dourada, pelos seus trabalhos em Norma Rae (1979) e Um Lugar no Coração (1984) (nomeações para o Oscar de Melhor Actriz). A título de curiosidade, era um desejo de Sally Field interpretar esta personagem e tentou ao máximo convencer Steven Spielberg, que pensava que a actriz talvez já não tivesse a idade indicada que o papel exigia. Daniel Day-Lewis voou da Irlanda até aos EUA só para fazer um teste com a actriz, que acabou por deixar o realizador rendido e incluir Sally Field no elenco. Lincoln está nomeado para 12 Oscars (crítica aqui).
Sally Field em Lincoln. Foto: Beyond Hollywood.

O papel de Anne Hathaway em Os Miseráveis é curto, mas repleto de emoção e dramatismo, destacando-se de forma única. A actriz interpreta Fantine, uma jovem mãe que perde o seu emprego numa fábrica e que acaba por prostituir-se para poder sustentar a sua pequena filha, Cosette. Para interpretar a personagem, Anne Hathaway cortou o cabelo muito curto (uma das cenas mais fortes do filme) e emagreceu imenso. Contudo, o papel não esteve garantido para a actriz a priori, sendo que actrizes como Amy Adams, Jessica Biel, Marion Cotillard, Kate Winslet e Rebecca Hall estavam também na corrida. Só que, na audição de Hathaway, a sua interpretação foi de tal forma visceral que deixou os que assistiam em lágrimas, assegurando assim o papel. Esta é a segunda nomeação da actriz, após O Casamento de Rachel (2008), obra pela qual esteve nomeada na categoria de Melhor Actriz. Os Miseráveis concorre a 8 Oscars (crítica aqui).
Anne Hathaway em Os Miseráveis. Foto: Beyond Hollywood.

Helen Hunt dá vida a Cheryl, uma terapeuta sexual para ajudar um doente de poliomielite, de 38 anos, a perder a virgindade, no filme Seis Sessões, baseado numa história verídica. Helen Hunt recebe a segunda nomeação, após Melhor É Impossível (1997), tendo conseguido a estatueta na categoria de Melhor Actriz.  Helen Hunt conheceu a verdadeira Cheryl, tendo ficado fascinada pela sua história e também pela sua pronúncia, o que serviu como grande fonte de inspiração para a construção da sua personagem. Seis Sessões apenas está nomeado nesta categoria.
Helen Hunt em As Seis Sessões. Foto: kinobank.org.

A actriz interpreta em Guia para um Final Feliz a personagem Dolores, a mãe de Pat (Bradley Cooper), um jovem bipolar que acaba de sair de uma clínica psiquiátrica. É a segunda nomeação que Jacki Weaver recebe, após Animal Kingdom (2010). Guia para um Final Feliz está nomeado para 8 Oscars (crítica aqui).
Jacki Weaver em Guia para um Final Feliz. Foto: kinobank.org.