Óscares 2017: Melhor Atriz Principal (Nomeadas)

Nomeadas:

Isabelle Huppert, por Ela
Isabelle Huppert é uma das mais reputadas atrizes francesas e consegue agora um reconhecimento internacional mais pomposo. A sua já longa carreira começou no telefilme Le prussien (1971), destacando-se a participação nos filmes Uma Rapariga Frágil (1977), Salve-se Quem Puder (1980), Uma Questão de Mulheres (1988), Madame Bovary (1991), A Pianista (2001), Amor (2012, crítica aqui), Linhas de Wellington (2012) e O Desaparecimento de Eleanor Rigby: Eles (2014, crítica aqui).

Esta é a primeira nomeação a um Óscar para Isabelle Huppert, que já venceu o Globo de Ouro pela sua interpretação em Ela, um filme que apenas está nomeado nesta categoria.

Isabelle Huppert em Ela. Foto: IMDb.
Ruth Negga, por Loving
Nascida na Etiópia, Ruth Negga tem dividido a sua carreira entre o cinema e a televisão, sendo que o arranque deu-se em 2004, num episódio da série Doctors, tendo depois feito parte do elenco dos filmes WWZ: Guerra Mundial (2013), O Poder da Música (2014), Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016) e das séries Os Agentes S.H.I.E.L.D. e Preacher.

Ruth Negga recebe a sua primeira indicação a uma estatueta dourada, tendo também sido nomeada para os vários prémios relevantes da temporada pela sua interpretação em Loving, que compete unicamente nesta categoria.

Ruth Negga em Loving. Foto: IMDb.
Natalie Portman, por Jackie
De ascendência israelita, Natalie Portman é uma das mais disputadas atrizes em Hollywood, numa carreira que começou quando era ainda muito nova, no filme Léon, o Profissional (1994). Seguiram-se obras como Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999), Garden State (2004, crítica aqui), V de Vingança (2005) e Duas Irmãs, Um Rei (2008), tendo-se estreado recentemente na realização com Uma História de Amor e Trevas (2015, crítica aqui), uma obra em que também assinou o argumento e assumiu o papel de protagonista.

É a 3.ª vez que Natalie Portman está nomeada para um Óscar, tendo já vencido, na categoria de Melhor Atriz Principal, por Cisne Negro (2010). A atriz esteve também indicada na categoria de Melhor Atriz Secundária por Perto Demais (2004, crítica aqui). Jackie concorre a 3 estatuetas douradas.

Natalie Portman em Jackie. Foto: IMDb.
Emma Stone, por La La Land: Melodia de Amor
A norte-americana Emma Stone tem tido cada vez mais relevância no Cinema, com um percurso seguro que teve início no telefilme The New Partridge Family (2005), destacando-se nos filmes Ela é Fácil (2010), Amor, Estúpido e Louco (2011), O Fantástico Homem-Aranha (2012) e Magia ao Luar (2014, crítica aqui).

Emma Stone compete pela segunda vez a um Óscar, tendo estado anteriormente nomeada para o Óscar de Melhor Atriz Secundária por Birdman (2014, crítica aqui). A atriz é a favorita nesta categoria, já que venceu o Globo de Ouro, BAFTA e o prémio do Sindicato dos Atores. La La Land: Melodia de Amor contabiliza um total de 14 nomeações.

Emma Stone em La La Land: Melodia de Amor. Foto: Collider.
Meryl Streep, por Florence, Uma Diva Fora de Tom
Meryl Streep é das atrizes norte-americanas mais reconhecidas em todo o mundo, com uma carreira como poucos se podem orgulhar. Tudo começou no telefilme The Deadliest Season (1977), coleccionando papéis intensos e inesquecíveis que lhe asseguraram o reconhecimento do público e da crítica, como nos filmes Manhattan (1979), A Morte Fica-vos Tão Bem (1992), As Horas (2002), Mamma Mia! (2008) e Um Quente Agosto (2013).

Esta é a sua 20.ª nomeação - um recorde da Academia norte-americana - e já levou o galardão para casa por 3 vezes, na categoria de Melhor Atriz Secundária, por Kramer Contra Kramer (1979), e na de Melhor Atriz Principal por A Escolha de Sofia (1982) e A Dama de Ferro (2011). Florence, Uma Diva Fora de Tom também está na corrida para o Óscar de Melhor Guarda-Roupa.

Meryl Streep em Florence, Uma Diva Fora de Tom. Foto: Hollywood Reporter.