Óscares 2014 - Melhor Filme de Animação (Nomeados)

Imagem de Frozen - O Reino do Gelo, uma das obras nomeadas na categoria de Melhor Filme de Animação. Foto: collider.com.
Nomeados:
Os Croods - Chris Sanders, Kirk De Micco e Kristine Belson
Nesta comédia pré-histórica cheia de aventura, segue-se a vida da primeira família do mundo, que tem o desafio das suas vidas quando é destruída a caverna em que se protegiam de todos os perigos. Os Croods, obra realizada por Kirk De Micco e Chris Sanders, foi um grande sucesso na bilheteira, numa obra pela qual De Micco conseguiu a sua primeira nomeação a um Óscar, tal como Kristine Belson. Já Chris Sanders recebe a sua terceira nomeação, após Lilo & Stitch (2002) e Como Treinares o Teu Dragão (2010). Esta é a única estatueta dourada para a qual Os Croods está nomeado.


Gru - O Maldisposto 2 - Chris Renaud, Pierre Coffin e Christopher Meledandri
Gru - O Maldisposto 2 é a sequela de Gru - O Maldisposto (2010, crítica aqui). Gru agora já não é o vilão que antigamente era, dedicando-se ao seu papel de pai de Margo, Edith e Agnes, as suas filhas adoptivas. Tudo muda quando é sequestrado por Lucy Wilde e conhece Silas Ramsbottom, o líder da Liga Anti-vilões, uma associação que visa combater o crime em todo o mundo. Gru - O Maldisposto 2 é realizado por Chris Renaud e Pierre Coffin. O primeiro está nomeado pela 2.ª vez, após a indicação por No Time for Nuts (2006), na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação. Coffin e Christopher Meledandri têm as suas estreias nas nomeações para os Óscares. Gru - O Maldisposto 2 tem um total de duas nomeações.


Ernest & Célestine - Benjamin Renner e Didier Brunner
Este filme de animação tem como ambiência um grupo de ursos, no qual não é muito bem visto ter um rato como amigo. Ernest, um urso diferente e músico, não pensa desta forma e acolhe a pequena Célestine, uma órfã com quem estabelecerá uma bela amizade. A obra é realizada por Stéphane Aubier, Vincent Patar e Benjamin Renner, mas os produtores são Didier Brunner e Renner, nomeados pela primeira vez a um Óscar. Ernest & Celéstine está apenas nomeado para um Óscar.


Frozen - O Reino do Gelo - Chris Buck, Jennifer Lee e Peter Del Vecho
A história é baseada no conto "The Snow Queen", de Hans Christian Andersen, passando-se num reino condenado a viver para sempre no Inverno. A protagonista é Anna, uma jovem que se junta a um rapaz das montanhas, Kristoff, numa jornada para poder encontrar a Snow Queen e terminar com o feitiço que ela lançou sobre o Reino. Frozen - O Reino do Gelo é realizado por Chris Buck e Jennifer Lee e foi um dos maiores sucessos de box-office em 2013. Jennifer Lee e Peter Del Vecho estão nomeados para o seu primeiro Óscar, enquanto Chris Buck recebe a sua segunda indicação, após Dia de surf (2007). Frozen - O Reino do Gelo está nomeado para duas estatuetas douradas.


The Wind Rises - Hayao Miyazaki e Toshio Suzuki
O nomeado japonês desta categoria tem como protagonista Jiro Horikoshi, que vive numa cidade do interior do Japão com o sonho de voar num avião com formato de pássaro. The Wind Rises é realizado por Hayao Miyazaki, que já venceu um Óscar por A Viagem de Chihiro (2001), além da nomeação para O Castelo Andante (2004). Já Suzuki recebe a sua primeira indicação. The Wind Rises apenas está na corrida por um Óscar.