Óscares 2014 - Melhor Documentário de Curta-Metragem (Nomeados)

Imagem de The Lady in Number 6, um dos nomeados. Foto: readingfilmtheatre.co.uk.
Nomeados:
  • Cavedigger 
  • Facing Fear
  • Karama Has No Walls
  • The Lady In Number 6 
  • Prison Terminal: The Last Days of Private Jack Hall 
Cavedigger, de Jeffrey Karoff
Este documentário retrata um escultor de cavernas que consegue construir um verdadeiro mundo artístico debaixo de terra e pouco conhecido. Esta é a primeira nomeação de Jeffrey Karoff, o realizador e produtor desta curta-metragem, o seu primeiro trabalho.


Facing Fear, de Jason Cohen
Nesta história de perdão e amizade inesperada, os mundos de um antigo neo-Nazi e um homossexual que havia sido sua vítima voltam a cruzar-se após 25 anos do acidente que lhes mudou as vidas. Ambos começam uma viagem que irá desafiá-los e impressionar o espectador. Jason Cohen recebe a sua primeira nomeação para um Óscar com esta curta-metragem, neste que é o seu primeiro filme enquanto realizador.


Karama Has No Walls, de Sara Ishaq
Esta obra retrata a revolução no Iémen, mostrando as pessoas que viveram os momentos que culminariam no ataque que matou 53 pessoas, que chocaram e mobilizaram muitos em todo o mundo. Sara Ishaq recebe a sua primeira indicação para um Óscar, tendo também no seu currículo outro documentário de curta-metragem: Bayt al toot.


The Lady In Number 6, de Malcolm Clarke
Uma história impressionante, que tem como protagonista Alice Herz Sommer, de 109 anos, a mais velha pianista do mundo, mas também a mais velha sobrevivente do Holocausto. Uma história de vida marcada pela paixão pela música e uma visão optimista da vida. Malcolm Clarke tem agora a sua terceira nomeação para um Óscar, sendo que ganhou uma vez a estatueta dourada (juntamente com Bill Guttentag) pela obra You Don't Have to Die (1988).

Este documentário mostra os últimos dias de Jack Hall, um doente terminal preso numa prisão de segurança máxima e ajudado por voluntários, que também estão presos. Edgar Barens mostra, assim, o seu primeiro trabalho e recebe a sua primeira nomeação a um Óscar.