Óscares 2014 - Melhor Curta-Metragem de Animação (Nomeados)

Imagem de Feral, de Daniel Sousa, um dos nomeados nesta categoria. Foto: directorsnotes.com.

Nomeados:
  • Feral 
  • A Cavalo!
  • Mr Hublot 
  • Tsukumo
  • Room on the Broom
Feral, de Daniel Sousa
Esta co-produção luso-americana é sobre um menino selvagem que é tirado da floresta e levado para a civilização. Num ambiente estranho, o menino usa as mesmas estratégias que o deixavam a salvo na floresta. Esta é a primeira nomeação para Daniel Sousa, que nasceu em Cabo Verde, cresceu em Portugal e reside actualmente nos EUA.


A Cavalo!, de Lauren MacMullan
Numa produção da Walt Disney, Mickey, Minnie e os seus amigos desfrutam de um passeio musical de carroça até que alguém inesperado tenta tirá-los da estrada. Lauren MacMullan tem agora a sua primeira nomeação a uma estatueta dourada e tem no seu currículo a realização de alguns episódios de O Crítico e Os Simpsons.



Mr Hublot, de Laurent Witz e Alexandre Espigares
O excêntrico e reservado Mr. Hublot vê o seu mundo tão ordenado a ficar caótico com a chegada do Robô Pet. Tanto Laurent Witz e Alexandre Espigares estão nomeados pela primeira vez, sendo que é mesmo o primeiro trabalho de Witz. Já Espigares tem vários trabalhos no departamento de animação, mas é a sua primeira obra enquanto realizador.


Tsukumo, de Shuhei Morita
Um homem procura abrigo durante uma tempestade mas terá bastantes surpresas nesta busca, ficando preso numa casa onde os objectos têm almas próprias. Para poder ir embora, ele precisa de reparar esses mesmos objectos. Morita fica assim nomeado pela primeira vez. O cineasta tem também alguns trabalhos enquanto argumentista.


Room on the Broom, de Max Lang e Jan Lachauer
Uma bruxa e o seu gato juntam-se aos seus amigos (cão, pássaro e um sapo) numa vassoura e preparam-se para uma aventura. Esta é uma produção britânica baseada no livro escrito por Julia Donaldson e ilustrado por Axel Scheffler. Lachauer recebe a sua primeira nomeação, mas Max Lang é nomeado pela segunda vez, após The Gruffalo (2009).