Óscares 2014 - Melhor Argumento Adaptado (Nomeados)

Construir uma história de raiz não é fácil e exige muita criatividade e engenho. Mas e quando vemos uma história literária perfeita para ser adaptada ao Cinema? Esse trabalho de readaptação narrativa, de modo a tentar não perder o potencial encantamento do que está a ser contado, não é, de todo, mais fácil. Nesta categoria, temos histórias fantásticas, impressionantes, tocantes, intimistas ou muito dramáticas. Num conjunto tão variado, algo está, todavia, garantido: as histórias ganharam mais cor e vida com as suas adaptações cinematográficas.

Nomeados:
Antes da Meia-Noite - Richard Linklater, Julie Delpy e Ethan Hawke
Este é o final de uma trilogia, composto também pelos filmes Antes do Amanhecer (1995) e Antes do Anoitecer (2004), sempre com a mesma equipa. Desta vez, o casal Jesse (Ethan Hawke) e Céline (Julie Delpy) reencontra-se na Grécia, abordando agora temas mais mundanos e menos platónicos, ao contrário do que acontecia anteriormente.

Richard Linklater é o realizador e argumentista da obra, recebendo a sua segunda nomeação para um Óscar, após Antes do Anoitecer, também na categoria de Melhor Argumento Adaptado. Os dois protagonistas, Delpy e Hawke, estão também envolvidos no argumento, recebendo assim a sua segunda indicação a um troféu da Academia norte-americana, após Antes do Anoitecer. Já Hakwe tinha recebido anteriormente uma nomeação por Dia de Treino (2001), na categoria de Melhor Actor Secundário. Este é o único Óscar para o qual Antes da Meia-Noite está nomeado.

Ethan Hawke e Julie Delpy em Antes da Meia-Noite. Foto: Out Now.

Capitão Phillips - Billy Ray
Neste dramático e tenso filme, ficamos a conhecer a história verídica do Capitão Richard Phillips, que trabalhava na marinha mercante em 2009, tendo como missão levar um cargueiro de Omã até Mombaça, no Quénia. Só que, pelo caminho, o seu navio será invadido por piratas somalis.

Billy Ray é o responsável pela adaptação da obra do próprio Richard Phillips. Ray tem agora a sua primeira indicação a um Óscar, tendo também na sua carreira a colaboração em filmes como Em Defesa da Honra (2002), Ligações Perigosas (2009) e The Hunger Games: Os Jogos da Fome (2012, crítica aqui). Capitão Phillips está na corrida por 6 Óscares.

Tom Hanks em Capitão Phillips. Foto: Out Now.

Filomena - Steve Coogan e Jeff Pope
A adaptação cinematográfica desta história comovente baseia-se na vida de Philomena Lee, retratada no livro "The Lost Child of Philomena Lee", escrito por Martin Sixsmith. Na obra, Philomena (Judi Dench) engravidou ainda jovem, na década de 1950, na Irlanda. Inserida numa sociedade muito conservadora, acaba por ser enviada para um convento, onde é obrigada a trabalhar e a dar o filho para adopção. Passam-se 50 anos e Philomena não desiste de encontrar o seu filho. Entretanto, conhece Martin Sixsmith (Steve Coogan), um antigo correspondente da BBC, que se interessa pela sua história e lhe propõe escrever um artigo para uma revista. Os dois viajam então para os EUA, onde ficarão a conhecer a história da criança perdida.

A tarefa de adaptação do livro esteve a cargo de Jeff Pope e Steve Coogan, um dos protagonistas do filme. Pope é um conhecido produtor e argumentista mais virado para a televisão e recebe a sua primeira indicação a um Óscar. Já o britânico Coogan divide-se entre a representação, a produção e a escrita, estando nomeado, este ano, para dois Óscares graças a Filomena, nas categorias de Melhor Argumento Adaptado e Melhor Filme. Filomena tem um total de 4 nomeações.

Steve Coogan em Filomena. Foto: Out Now.

12 Anos Escravo - John Ridley
Numa obra crua e visceral, é dada a conhecer a história verídica de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um negro livre que vivia em Nova Iorque com a mulher e as duas filhas. Em 1841, aceita o convite de dois homens para entrar numa digressão num circo, já que tinha um especial talento para tocar violino. Contudo, acorda acorrentado e... escravo. O seu nome agora é Platt, sendo obrigado a omitir a sua verdadeira identidade. Sobreviverá 12 anos nesta condição, passando por toda a série de privações e sofrimento, até conseguir ser libertado, o que raramente acontecia para quem era raptado para escravatura.

O filme baseia-se na história contada na primeira pessoa, plasmada em "Twelve Years a Slave", escrito, justamente, por Solomon Northup. Foi John Ridley que transformou o livro num argumento, recebendo por este trabalho a primeira indicação para uma estatueta dourada. 12 Anos Escravo está na corrida por 9 Óscares.

Lupita Nyong'o e Chiwetel Ejiofor em 12 Anos Escravo. Foto: Out Now.

O Lobo de Wall Street - Terence Winter
Incredulamente real, este filme conta a história de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), um corrector nova-iorquino que, na década de 1990, construiu um império resultante de fraudes de investimento e de lavagem de dinheiro. Mas acabou por ser condenado e cumpriu 22 meses de pena.

Terence Winter adaptou a história, baseando-se no livro de memórias de Belfort e tem agora a sua primeira indicação a um Óscar. Winter costuma trabalhar mais na televisão, tendo sido argumentista de séries tão conhecidas como Os SopranosBoardwalk Empire. O Lobo de Wall Street concorre a 5 estatuetas douradas.

Margot Robbie, Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese em O Lobo de Wall Street.