Óscares 2014: Academia desqualifica canção nomeada

A música "Alone Yet Not Alone" do compositor Bruce Broughton, foi desqualificada dos Óscares, devido a Broughton ter ido contra as regras ao contactar votantes durante o período de votação. O compositor é um antigo governador da Academia e também membro do comité executivo do ramo da música na organização e terá enviado e-mails a outros membros do mesmo ramo para que assim chamasse a atenção para o seu tema, sendo esta uma violação das regras instituídas da Academia. A música, tema de Alone Yet Not Alone, não será substituída por outra na corrida aos Óscares, restando assim quatro nomeados.

Imagem de Alone Yet Not Alone. Foto: billboard.com.

Trata-se de uma punição rara, que só tinha acontecido anteriormente na História dos Óscares 5 vezes. As restantes aconteceram nas seguintes situações:
  • Stout Hearts and Willing Hands, nomeado ao Óscar de Melhor Curta de Humor na edição dos Óscares de 1931/32 (que, na altura, celebravam-se de dois em dois anos), foi desqualificado mas não há documentação que justifique as razões para tal.
  • Young Americans foi nomeado e vencedor do Óscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem em 1968, mas foi exibido antes das datas regulamentadas para a submissão do filme ao troféu.
  • A banda sonora original de Nino Rota para O Padrinho, em 1972, também foi desqualificada porque o compositor já tinha usado parte do tema numa comédia italiana de 1958, Fortunella.
  • A Place in the World, um filme do Uruguai nomeado para o troféu de Melhor Filme Estrangeiro em 1992. A punição deveu-se ao facto de a maior parte da sua produção ter ocorrido na Argentina.
  • Tuba Atlantic, nomeado na categoria de Melhor Curta-Metragem em 2011, foi desqualificado por ser exibido na televisão norueguesa antes da exibição nas salas de cinema.