Estreias da semana - 20 de Fevereiro de 2014


Filmes em estreia esta semana:
  • The Monuments Men - Os Caçadores de Tesouros
  • A Grande Beleza
  • O Sobrevivente
  • Obsessão Ardente
  • Eclipse em Portugal
The Monuments Men - Os Caçadores de Tesouros (2014), de George Clooney
No final da Segunda Guerra Mundial, um grupo de curadores e historiadores de arte foram enviados por Franklin Roosevelt (o presidente dos EUA na época) para reaverem obras de arte que foram saqueadas pelos nazis durante a Guerra e devolvê-las aos seus respectivos donos. A obra é a adaptação de "Os Homens dos Monumentos: Heróis Aliados, Ladrões Nazis e a Maior Caça ao Tesouro da História", o romance de não-ficção escrito por Robert M. Edsel, presidente e fundador da Monuments Men Foundation for the Preservation of Art. O filme tem no elenco nomes como George Clooney, Matt Damon, Bill Murray, Cate Blanchett, Jean Dujardin, John Goodman, entre outros.

A Grande Beleza (2013), de Paolo Sorrentino
Jep Gambardella (Toni Servillo) vive há anos à sombra do sucesso do seu único romance, "O Aparelho Humano". Ele vive em Roma, num local cheio de luxos e festas e está agora algo desiludido com a futilidade actual da sua vida, resolvendo regressar às memórias de um amor passado, voltando a escrever um grande livro. Será que vai ser bem sucedido nesta sua nova ambição? A obra está nomeada ao Óscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

O Sobrevivente (2013), de Peter Berg
Este biopic retrata a história verídica de quatro membros SEAL da Marinha norte-americana que foram enviados à província de Kunar, no Afeganistão, para eliminar Ahmad Shah Massoud, homem de confiança de Osama Bin Laden. Só que estes homens foram apanhados numa emboscada por um grupo de soldados inimigos e terão agora de superar os seus limites físicos e mentais. A obra pretende ser um tributo aos membros da operação "Red Wings", sendo a adaptação cinematográfica do livro homónimo escrito por Marcus Luttrell. Participam no filme Mark Wahlberg, Ben Foster, Eric Bana, Emile Hirsch e Taylor Kitsch.

Obsessão Ardente (2013), de Iain Softley
Neste thriller erótico, Micky (Tuppence Middleton) e Do (Alexandra Roach) são duas amigas que se conheceram na infância, mas só se reencontram passados alguns anos, decidindo passar uns dias ao local onde costumavam ir no Verão quando eram crianças. Entretanto, deflagra-se um incêndio de enormes proporções, o que causa a morte de Do e deixa Micky ferida e sem memória. Para lhe avivar as recordações, poderá apenas contar com o diário de Do, que lhe poderá fazer regressar ao momento que a levou à tragédia. 

Eclipse em Portugal (2014), de Edgar Alberto, Alexandre Valente
O filme aborda um caso passado em Agosto de 1999, quando um casal foi encontrado assassinado em sua casa, em Ílhavo, num crime que a Polícia Judiciária admitiu estar ligado a rituais litúrgicos de apologia satânica. Algum tempo depois, Tó Jó (Pedro Fernandes), o filho do casal, confessou o crime, dizendo que o tinha feito sozinho mas instigado pela companheira da altura e parceira na banda de death metal Agonizing Terror. Apesar de Tó Jó estar a cumprir uma pena de 25 anos, ainda há alguns factos pouco esclarecidos sobre o crime. As versões que contou ao tribunal deixaram algumas dúvidas, como quando alega que estava sozinho na noite do crime, noite essa que correspondeu ao dia do último eclipse solar total do milénio. O elenco conta com nomes portugueses bem conhecidos como Sofia Ribeiro, Ricardo Carriço, Fernanda Serrano, Pedro Lima, Sandra Cóias, Sílvia Rizzo, José Wallenstein, FF ou António Raminhos, além de convidados musicais como André Sardet, Mikkel Solnado, Toy, David Antunes, Heber Marques, Diogo Dias e Virgul.