Estreias da semana - 4 de Julho de 2013


Numa semana com seis filmes em estreia nas salas portuguesas, são apenas duas as produções norte-americanas. Ao contrário do que vem sendo habitual, não estreia qualquer produção nacional esta semana. Também em contra-ciclo, esta semana, não há um título que se anteveja, de imediato, como sendo um grande sucesso de bilheteira.

Ainda assim, Redenção, um thriller de acção com Jason Statham no principal papel, Gru - O Maldisposto 2, o filme de animação em estreia esta semana, tratando-se da sequela do primeiro título - homónimo - de 2010, e Boas Vibrações, uma comédia romântica inspirada no instrumento/brinquedo sexual mais famoso, parecem levar a dianteira no que toca às expectativas de bilheteira das estreias desta quinta-feira, 4 de Julho.

No lote das estreias nacionais - numa cada vez mais clara demarcação face aos grandes centros que são Lisboa e Porto -, apenas cabem Gru - O Maldisposto 2 e Redenção. Com direito a um destaque um pouco menor, teremos somente Boas Vibrações e 3096 Dias, o drama que relata a história de Natascha Kampusch, que estarão em exibição em salas de Coimbra, Lisboa, Porto e Setúbal.

Por fim, Post Tenebras Lux e Em Força Contra o Crime. O primeiro é um drama e parece ganhar espaço, sobretudo, mais como uma experiência cinematográfica do que um mero filme e - talvez em consequência disso - estará em exibição apenas em Lisboa e no Porto. O segundo é um filme de acção britânico com uma premissa de perseguição do crime um pouco diferente, mais hardcore, e apenas estará presente no Centro Comercial Alvaláxia, em Lisboa.

Filmes em estreia esta semana:
  • Redenção
  • Gru - O Maldisposto 2
  • Post Tenebras Lux
  • 3096 Dias
  • Boas Vibrações
  • Em Força Contra o Crime
Redenção (2013), de Steven Knight
Este thriller de acção segue a história de Joseph "Joey" Jones (Jason Statham), um ex-veterano do Grupo de Forças Especiais do exército britânico, que regressa a Londres após uma missão no Afeganistão, sofrendo de um stress pós-traumático, que o faz viver como um mendigo. Um dia, por um acaso, acaba por ter uma nova oportunidade ao adoptar a identidade de um desconhecido, que o vai levar ao submundo da cidade de Londres. Até que descobre que a namorada foi assassinada, fazendo com que Joey decida encontrar os culpados e fazer justiça.

Gru - O Maldisposto 2 (2013), de Pierre Coffin e Chris Renaud
O filme de animação da semana é a sequela de Gru - O Maldisposto (2010). Gru agora já não é o vilão que antigamente era, dedicando-se ao seu papel de pai de Margo, Edith e Agnes, as suas filhas adoptivas. Tudo muda quando é sequestrado por Lucy Wilde e conhece Silas Ramsbottom, o líder da Liga Anti-vilões, uma associação que visa combater o crime em todo o mundo. Agora, Gru terá de perceber as intenções de El Macho, um novo vilão que vai tentar destruir o planeta.

Post Tenebras Lux (2012), de Carlos Reygadas
Este filme trata-se de um retrato autobiográfico da vivência do realizador em Morelos, no México. Juan (Adolfo Jiménez Castro) abandona a sua antiga cidade e muda-se com a sua família para uma zona rural. Mas tudo é diferente e cada um dos membros da família terá de fazer o seu próprio caminho para poder enquadrar-se neste novo lar. A obra esteve em competição no Festival de Cannes de 2012, tendo Reygadas arrecadado o prémio de Melhor Realizador.

3096 Dias (2013), de Sherry Hormann
O argumento desta obra baseia-se na muito falada história de Natascha Kampusch. A jovem foi raptada com apenas dez anos de idade, em Viena, Áustria, por Wolfgang Priklopil, um engenheiro de telecomunicações desempregado. Acaba por ser mantida em cativeiro durante 3096 dias, numa cela de apenas cinco metros quadrados (construída com esse propósito), onde sofre de todo o tipo de abusos, sendo apenas acompanhada por alguns livros e um pequeno rádio. Até que, oito anos depois, Natascha consegue aproveitar um momento de distracção do seu captor e foge. Quando Priklopil se apercebe da fuga, acaba por suicidar-se. A obra tem como protagonistas Antonia Campbell-Hughes e Thure Lindhardt.

Boas Vibrações (2011), de Tanya Wexler
Esta comédia romântica passa-se em Inglaterra, em meados do séc. XIX. Robert Dalrymple (Jonathan Pryce) tenta encontrar a cura para a histeria, que atinge um quarto das mulheres inglesas na época. Recomenda um processo muito invulgar e inovador na altura: uma técnica de massagens manuais nos genitais, que após algumas convulsões, terá resultados que podem surpreender. O tratamento faz muito sucesso até que o médico e Edmund St. John-Smythe (Rupert Everett) encontram uma solução para as filas intermináveis do consultório: um massajador eléctrico com propósitos medicinais, que acabaria por mudar o mundo... Participam ainda no filme Maggie Gyllenhaal, Hugh Dancy, Felicity Jones, entre outros.

Em Força Contra o Crime (2012), de Nick Love
Este filme de acção é inspirado na série televisiva The Sweeney, criada por Ian Kennedy Martin. Jack Regan (Ray Winstone) é um veterano inspector que tem como parceiro George Carter (Ben Drew). A dupla tem métodos pouco comuns mas com resultados visíveis. Após um assalto a um banco e do reaparecimento de um velho inimigo, começa agora uma busca pelos responsáveis.