Estreias da semana - 11 de Julho de 2013


Com dez filmes em estreia esta quinta-feira, 11 de Julho, a variedade de estilos é elevada, faltando, no entanto, o habitual filme de animação que costuma estar presente em cada semana de estreia. Nota-se também a tendência já costumeira das distribuidoras nacionais em fazer a pré-selecção de público potencialmente interessado em determinados filmes, preservando-se a ideia de que apenas e só os títulos com maiores probabilidades de fazerem um bom resultado de bilheteira terão espaço de exibição em todo o país.

No caso, o "grande filme" desta semana para as distribuidoras nacionais será Depois da Terra, que traz Will Smith e o seu filho, Jaden, como protagonistas de um cenário futurista realizado por M. Night Shyamalan e terá "honras" de estreia por todo o país. Num segundo patamar, teremos A Vida em Oranges, uma comédia com Hugh Laurie no principal papel, que estará em exibição em Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Porto e Setúbal.

Com espaço de exibição ainda mais reduzido estarão os filmes Amor à Prova de Roubo, Forças Especiais, Paixão e Assassinos de Férias que estarão em exibição em mais uma ou duas cidades do que Lisboa e Porto.

Por fim, os filmes que estarão em exibição apenas em Lisboa e no Porto: My Way, No Nevoeiro, A Batalha de Tabatô e Jovens Deliquentes. Nota final de destaque para os anos de lançamento dos filmes em estreia esta semana: dois são, efectivamente, deste ano (2013), havendo ainda lugar para cinco de 2012 e três de 2011.

Filmes em estreia esta semana:
  • Depois da Terra
  • Assassinos de Férias
  • Paixão
  • No Nevoeiro
  • A Vida em Oranges
  • Amor à Prova de Roubo
  • Forças Especiais
  • A Batalha de Tabatô
  • Jovens Delinquentes
  • My Way
Depois da Terra (2013), de M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido, 1999; Sinais, 2002; A Vila, 2004)
Este filme de ficção científica passa-se após uma catástrofe forçar todos os humanos a abandonar a Terra e formar uma nova colónia, Nova Prime, localizada num planeta distante. Passam-se 1000 anos e os Ranger Corps, que são liderados pelo general Cypher Raige (Will Smith) regressam a casa. Kitai Raige (Jaden Smith) é o filho de 13 anos do famoso general e deseja que seja admirado pelo seu progenitor, com quem tem uma relação algo conturbada desde um acidente que provocou a morte da sua irmã mais nova. Entretanto, numa missão de reconhecimento à Terra, a nave tem de fazer uma aterragem forçada e deixa ambos presos no Planeta, com Cypher bastante ferido. Agora, pai e filho terão de se unir para poder sobreviver a criaturas perigosas que povoam o planeta.

Assassinos de Férias (2012), de Ben Wheatley
Nesta comédia negra, Chris (Steve Oram) quer mostrar a Tina (Alice Lowe) as ilhas britânicas numa fantástica viagem de caravana. Ela tem uma vida recatada e, por isso, Chris pretende mostrar-lhe alguns dos locais que foram mais importantes na sua vida, como o Museu Tramway Crich, o Viaduto Ribblehead ou o Museu Pencil Keswick. Contudo, há alguns obstáculos no caminho, como adolescentes barulhentos ou a mãe de Tina, uma senhora muito autoritária que tentará acabar com aquela relação. Tudo isto levará a que os seus instintos assassinos surjam e ambos acabem por transformar-se em dois perigosos psicopatas.

Paixão (2012), de Brian de Palma (A Força do Poder, 1983; Missão Impossível, 1996; Os Intocáveis, 1987)
Este thriller marca o regresso do renomado realizador Brian de Palma. A obra é um remake do filme francês Crime d'Amour (2010, de Alain Corneau) e centra-se na história de duas mulheres, Christine (Rachel McAdams) e Isabelle (Noomi Rapace), executivas de uma grande empresa, que terão uma relação muito competitiva, mas também sensual, entre si. Isabelle é fascinada por Christine, que se aproveita disso mesmo. Começa então uma guerra entre ambas que levará a consequências muito perigosas.

No Nevoeiro (2012), de Sergei Loznitsa
Este drama histórico passa-se em 1942, quando as fronteiras ocidentais da União Soviética são ocupadas pelo exército alemão. Os habitantes locais vão, então, tentando resistir da melhor forma que conseguem. Sushenya (Vladimir Svirskiy), um operário da linha ferroviária, é acusado de traição e acaba por ser levado para o meio do bosque para ser executado. Contudo, Sushenya consegue fugir e fica sozinho com o seu executor, que está ferido com gravidade. O operário terá agora de tomar uma decisão moral, em condições muito difíceis. 

A Vida em Oranges (2011), de Julian Farino
A história tem lugar em West Orange, Nova Jérsia, onde vivem dois casais que são muito amigos, Ostroff e Walling. Tudo corre bem até que Nina Ostroff (Leighton Meester) regressa para o Dia de Acção de Graças, após cinco anos de ausência. David (Hugh Laurie), o pai da família Walling, inicia uma relação extraconjugal com ela, deixando todos em choque. A confusão fica então instalada, alterando todas as relações entre os membros das duas famílias. Participam também no filme Catherine Keener, Oliver Platt, Adam Brody, Allison Janney e Alia Shawkat.

Amor à Prova de Roubo (2011), de Rob Minkoff
Tripp Kennedy (Patrick Dempsey) vai ao banco trocar dinheiro, onde é atendido por Kaitlin (Ashley Judd), quando é assaltado por dois grupos distintos de assaltantes (um profissional e outro bem menos) que o assaltam em simultâneo. Entretanto, o sistema de bloqueio prende os assaltantes e os reféns dentro do edifício. Tripp e Kaitlin tentam agora sobreviver a estas condições adversas, mas também desafiar o amor.

Forças Especiais (2011), de Stephane Rybojad
Elsa Casanova (Diane Kruger) é uma jornalista de guerra de origem francesa, que acaba por ser feita refém por um grupo talibã, no Afeganistão. Este grupo coloca um vídeo na Internet, onde é determinada a data da sua execução. Perante isto, é enviada uma unidade de Forças Especiais, composta por seis agentes de elite, para tentar libertá-la. Conseguem encontrar Elsa, mas logo percebem que os sequestradores vão fazer de tudo para cumprir a execução. A jornalista e os agentes terão de se unir - até emocionalmente - para poder sobreviver.

A Batalha de Tabatô (2013), de João Viana
O pai de Fatu regressa a África, após muitos anos de vivência em Portugal, para poder assistir ao casamento da sua filha com Idrissa Djebaté. A festa de casamento acontece em Tabatô, onde todos os habitantes são, há 500 anos, músicos djidius, cantores-poetas que narram contos e lendas que representam a vida africana. Até chegar a Tabatô, o velho senhor recorda traumas esquecidos da juventude, quando era soldado mandinga na guerra colonial.

Jovens Delinquentes (2012), de Ron Scalpello
Este thriller tem como protagonista Tommy Nix (Joe Cole), para quem a namorada (Kimberley Nixon) e o filho por nascer são o mais importante. Até que ela é espancada brutalmente por um implacável gangue, que lhe causa danos irreversíveis, mas também a perda do bebé. Com sede de vingança, Tommy planeia um plano em busca de justiça, sendo preso na mesma instituição onde estão os mesmos membros do gangue. Lá, Tommy vai cumprir uma pena de dois anos por ofensas corporais a dois agentes de lei e fazer com que cada membro pague pelo que aconteceu à namorada no passado.

My Way (2012), de Florent-Emilio Siri
"My Way" é uma das canções mais conhecidas de sempre, tendo tido interpretações de Elvis Presley ou Frank Sinatra, mas começou por ser um sucesso francês chamado "Comme d'habitude". Este biopic conta a história trágica de Claude François, o autor deste sucesso, mas que era também um ícone da música francesa, apesar de ser desprezado pela crítica. Claude François morreu em 1978, com apenas 39 anos, electrocutado na banheira. O elenco conta com a participação de Jérémie Renier, Benôit Magimel e Monica Scattini.