Estreias da semana - 6 de Junho de 2013


Em mais uma semana com menos estreias do que vinha sendo hábito na primeira metade do ano, chegam dois filmes com grande destaque no âmbito dos títulos de "culto": Antes da Meia-Noite e Além da Escuridão: Star Trek. Se o primeiro se dirige a uma boa parte da audiência global com especial destaque para os espectadores de Cinema que acompanham a estória de Jesse e Céline desde 1995, o segundo está mais na onda geek, dos fãs de um dos mais relevantes títulos da história da ficção científica.

A acompanhar o já habitual filme de animação (no caso, Max e os Dinossauros), está uma novidade: o documentário À Procura de Sugar Man, vencedor do Óscar dessa categoria este ano e que trouxe para a ribalta o cantor mexicano Rodriguez, já com 70 anos. Por fim, a comédia que marca a semana: Gangsters da Velha Guarda, que junta nos principais papéis Al Pacino, Christopher Walken e Alan Arkin.

Destacamos também o facto de que, deste lote de cinco filmes em estreia comercial esta semana, apenas dois títulos estarão em exibição em todo o país (Além da Escuridão: Star Trek e Max e os Dinossauros). Gangsters da Velha Guarda tem uma projecção um pouco mais alargada do que os restantes (Braga, Coimbra, Lisboa, Porto e Setúbal), falhando numa grande parte do país, sendo que os filmes À Procura de Sugar Man e Antes da Meia-Noite estarão disponíveis apenas em Lisboa, Porto e Coimbra.

Filmes em estreia esta semana:
  • Antes da Meia-Noite
  • Além da Escuridão: Star Trek
  • À Procura de Sugar Man
  • Max e os Dinossauros
  • Gangsters da Velha Guarda
Antes da Meia-Noite (2013), de Richard Linklater (Antes do Anoitecer, 2004; Antes do Amanhecer, 1995).
Jesse e Céline estão de volta. Nove anos depois do anoitecer e dezoito do amanhecer, a parelha criada, inicialmente, por Richard Linklater (que também assume a realização desde o primeiro filme) e Kim Krizan prossegue agora numa estória passada na Grécia, depois de Viena e Paris. Este filme, de culto para uma parte da audiência mundial de Cinema, é um dos mais aguardados do ano e já teve direito a destaque de estreia no Festival Internacional IndieLisboa no passado mês de Abril. Desta feita, e novamente com Ethan Hawke (Jesse) e Julie Delpy (Céline) no apoio a Linklater na produção do argumento, o casal "maravilha" que muitos queriam ver juntos está mais terra-a-terra, mais preso ao mundano do que ao mundo idílico do amor e das virtudes de um viver platónico. O estatuto de filme de culto que esta série Antes de... acarreta é materializado pelas presenças, em Portugal, em salas de apenas três cidades: Coimbra, Lisboa e Porto.

Além da Escuridão: Star Trek (2013), de J. J. Abrams (Star Trek, 2009; Super 8, 2011).
Será, talvez, o blockbuster da semana. Da autoria do aclamado autor de Perdidos, uma das grandes séries norte-americanas deste século, e de Fringe, uma outra das séries mais aclamadas dos últimos anos, assim como de Armageddon (1998), este é o segundo título do franchise de Star Trek da responsabilidade de J. J. Abrams, pegando na série de culto geek do final dos anos de 1960. Ficção científica pura, baseada num mundo alternativo, com especial destaque para a Enterpriste, a nave espacial que, neste filme, é chamada de volta a casa. Quando isso acontece, é descoberta uma força de terror dentro da própria organização que destruiu a frota e tudo o que esta representa, deixando o mundo numa crise de proporções bélicas. Este filme conta com a participação de Benedict Cumberbatch, o actor que ficou famoso pela sua interpretação moderna do detective Sherlock Holmes na série Sherlock da BBC.

À Procura de Sugar Man (2012), de Malik Bendjelloul.
Filme vencedor do Óscar de Melhor Documentário este ano, À Procura de Sugar Man conta a história de Sixto Rodriguez, um mexicano trabalhador da construção civil que editou dois álbuns de música folk na década de 1970 mas que nunca teve o reconhecimento do público, tornando-se num fracasso comercial, apesar do encorajamento e das boas críticas que obteve dos profissionais da música da época. A partir de 1974, a carreira de Rodriguez terminou. Entretanto, os seus discos tornaram-se grandes sucessos na Austrália e na África do Sul. No país africano, o seu som tornou-se bastante relevante nos movimentos anti-apartheid, levando a que em 1998 tenha tido a oportunidade de tocar para milhares de sul-africanos. Com a ajuda deste documentário, Rodriguez tornou-se num dos músicos, da cena indie, mais relevantes da actualidade, tendo sido, inclusive, convidado a tocar no Optimus Primavera Sound do Porto, no último fim-de-semana. No entanto, o cantor acabou por falhar o encontro com o público nacional por motivos de saúde.

Max e os Dinossauros (2012), de Jerry Ching.
É o filme de animação em estreia esta semana e promete levar os mais pequenos às salas nacionais. Com origem em Singapura, este filme traz de volta o vilão Sombra, que depois de descobrir a existência de uns cristais poderosos, os cristais de Dinossauro, tem traçado um plano para os alcançar, para, mais tarde, usar deles para fazer o mal. Max e os amigos terão de persegui-lo, com o objectivo de o impedir. Na versão nacional, algumas das vozes estão a cargo de nomes bem conhecidos do público português: Sofia Ribeiro, Rui Unas, Jorge Mourato, Rui de Sá ou Rui Quintas são alguns dos integrantes deste "elenco".

Gangsters da Velha Guarda (2012), de Fisher Stevens.
A única comédia em estreia esta semana traz-nos para as salas nacionais três grandes nomes da - vamos lá - Velha Guarda do Cinema: Al Pacino (Val), Christopher Walken (Doc) e Alan Arkin (Hirsch). Este filme conta a estória de um grupo de gangsters já aposentados que se reúne para uma última grande noite. Val sai da prisão depois de cumprir pena durante 28 anos por se ter recusado a entregar um parceiro de crime e Doc, o seu melhor amigo, está à sua espera, restando apenas o encontro com outro elemento do grupo, Hirsch. Num exercício de reflexão conjunto, os três apercebem-se que não perderam a capacidade para causar o "caos". Acontece que um deles esconde um segredo: um mafioso deixou-o num dilema (impossível) e o tempo para lhe dar resposta está prestes a esgotar.