Estreias da semana - 13 de Junho de 2013


Esta semana, estreiam nas salas portuguesas nove filmes, quase para todos os gostos. Contudo, não haverá filme de animação como costuma acontecer. Em vez disso, há um documentário intimista sobre a vida animal, que promete não deixar ninguém indiferente. O grande destaque da semana vai para Mestres da Ilusão, que também tem feito sucesso no box-office norte-americano. Caçadores de Cabeças é mais um thriller em estreia.

Já nas comédias, estreia Os Estagiários, protagonizada por dois actores habituados a essas andanças, Vince Vaughn e Owen Wilson, bem como A Casa de mi Padre. Destaque ainda para Grandes e Lindas e a comédia dramática Hyde Park em Hudson, um filme de época. As estreias da semana ficam completas com um clássico, Até à Eternidade, e um filme dedicado a um dos maiores poetas da língua portuguesa, Fernando Pessoa, na obra Ophiussa - uma cidade de Fernando Pessoa.

Filmes em estreia esta semana:
Mestres da Ilusão (2013), de Louis Leterrier (Correio de Risco, 2005; O Incrível Hulk, 2008)
Este thriller conta a história de um grupo de quatro mágicos norte-americanos, liderados por Daniel Atlas (Jesse Eisenberg), que apresentam um inovador e inesperado espectáculo de magia: roubam, em tempo real, um banco em França e depois dividem os lucros pelas contas bancárias dos espectadores. Dylan Rhodes (Mark Ruffalo), um agente do FBI, vai tentar agora impedir mais um assalto do grupo, contando com a ajuda de Thaddeus Bradley (Morgan Freeman), conhecido pela sua capacidade em desvendar truques de magia muito complexos. A obra conta ainda no elenco com Isla Fisher, Woody Harrelson, Mélanie Laurent, Michael Caine, entre outros.

Os Estagiários (2013), de Shawn Levy (À Noite no Museu, 2006; Puro Aço, 2011)
Billy McMahon (Vince Vaughn) e Nick Campbell (Owen Wilson) são dois quarentões que entram em choque com a falência da empresa onde são vendedores. Agora, vão tentar provar que continuam completamente actualizados, aceitando um estágio não remunerado na Google Inc., onde vão ter de competir com alunos muito inteligentes e qualificados. O encontro entre a experiência e as novas competências promete render momentos muito divertidos.

Caçadores de Cabeças (2011), de Morten Tyldum
Roger (Aksel Hennie) é casado com Diana (Synnove Macody Lund), dona de uma galeria de arte. Vivem numa luxuosa casa de campo, apesar de saberem que vivem acima das suas possibilidades. Roger tem então uma vida dupla para aguentar as despesas: de dia, é caça-talentos enquanto que à noite é um ladrão de obras de arte. Até que conhece Clas Greve (Nikolaj Coster-Waldau), que tem um quadro de grande valor. Roger vai tentar o golpe da sua vida, mas terá um adversário muito perigoso à sua espera. Este thriller é baseado no policial homónimo de 2008, escrito pelo músico e escritor norueguês Jo Nesbo.

Até à Eternidade (1953), de Fred Zinnemann
Um clássico baseado num best-seller, a obra passa-se num quartel norte-americano americano de Pearl Harbour antes do ataque japonês e aborda as frustrações sexuais dos diversos protagonistas. O filme ganhou 8 Óscares e conta no elenco com Frank Sinatra, Donna Reed, Burt Lancaster, Montgomery Clift, Deborah Kerr, entre outros.

Vida Selvagem - O Filme (2011), de Michael Gunton e Martha Holmes
Este documentário conta com a narração de Daniel Craig e acompanha vários seres vivos, em diferentes momentos das suas vidas, numa produção da BBC Earth Films.

Hyde Park em Hudson (2012), de Roger Michell (Notting Hill, 1999; Manhãs Gloriosas, 2010)
Esta obra é uma comédia dramática, que tem lugar em Junho de 1939, nos EUA. O Presidente Roosevelt (Bill Murray) e a sua esposa Eleanor (Olivia Williams) estão em Hyde Park, na sua casa de campo, esperando pela visita do rei Jorge VI e da rainha Isabel I de Inglaterra. Este é um acontecimento histórico único, pois é a primeira vez que os representantes de Estado dos dois países se encontram nos EUA. Contudo, para Daisy (Laura Linney), amiga próxima de Roosevelt, o momento servirá também para reforçar alguns laços de amizade. A obra é baseada na peça de Richard Nelson, inspirada nos diários privados de Margaret Lynch Suckley, prima distante de Roosevelt, encontrados após a sua morte.

Grandes e Lindas (2012), de Charlotte de Turckheim (Mon Père, Ma Mère, Mes Frères et Mes Soeurs, 1999)
Nina (Lola Dewaere) é casada com Gaspar (Grégory Fitoussi) e ambos vivem num apartamento em Paris. Nina prepara o lançamento de uma sofisticada linha de fatos-de-banho, mas antes aceita fazer um mês de tratamento em Brides-les-Bains, para tentar perder algum peso. É nesse local que vai encontrar Sophie (Victoria Abril) e Emilie (Catherine Hosmalin), duas mulheres cujas noções sobre a vida e sobre o tamanho são muito invulgares.

A Casa de mi Padre (2012), de Matt Piedmont
Armando Álvarez (Will Ferrell) vive no rancho do seu pai, mas o declínio financeiro foi inevitável. A última esperança parece ser o irmão Raul, que agora está rico e pode saldar as dívidas da família. Só que a fortuna de Raul (Diego Luna) enfurece Onza (Gael García Bernal), um implacável barão de droga. Além disso, Armando está apaixonado por Sónia (Genesis Rodriguez), a esposa do seu irmão.

Ophiussa - uma cidade de Fernando Pessoa (2011), de Fernando Carrilho
Esta obra tem como base alguns textos de Vicente Guedes, Bernardo Soares e Álvaro de Campos, heterónimos de Fernando Pessoa. O filme tem as vozes de Ivo Canelas, Almeno Gonçalves e José Walenstein e estreia na data exacta em que se comemoram os 125 anos do nascimento de Pessoa.