Terrence Malick e os seus cortes na edição

Terrence Malick é um cineasta norte-americano com 6 filmes no currículo, incluindo os renomados Dias do Paraíso (1978), A Barreira Invisível (1998) ou A Árvore da Vida (2011). É conhecido por não lançar muitos filmes - ao contrário do que está a acontecer actualmente - e por ser muito recatado (são muito poucas as fotografias que existem sobre ele, por exemplo). Mas não só. Terrence Malick é também conhecido pelos seus cortes - às vezes, radicais - que faz na edição, retirando, em alguns casos, grande parte da participação dos actores. Na semana de estreia do seu novo filme, A Essência do Amor, o Metragens dá-lhe a conhecer alguns destes casos (as informações são do site Indie Wire).

Mickey Rourke em A Barreira Invisível
O actor foi totalmente excluído do filme, sendo que as suas cenas podem ser vistas apenas numa selecção de cenas eliminadas em DVD.

Mickey Rourke em A Barreira Invisível. Foto: theplaylist.blogspot.com.

Adrien Brody em A Barreira Invisível
Apesar de ter sido contratado para o papel de protagonista, Adrien Brody acabou por perder esse lugar de destaque para Jim Caviezel, tendo aparecido apenas em algumas cenas. Passou de ter diálogos a apenas algumas falas. O filme teve seis meses de gravações. Adrien Brody chegou a confessar que se sentia desiludido ao ver que o seu trabalho não teve o reconhecimento esperado, dizendo que não tinha passado por algo semelhante. Recorde-se que este filme precedeu a O Pianista, pelo qual Adrien Brody venceu o Óscar de Melhor Actor.

Adrien Brody em A Barreira Invisível. Foto: gulfnews.com.

Bill Pullman e Lukas Haas em A Barreira Invisível
Os actores foram completamente retirados da obra, tal como Mickey Rourke. Todavia, as suas personagens não eram, de facto, muito importantes para a história. 

Billy Bob Thornton em A Barreira Invisível
O actor gravou 3 horas de narração para o filme, que foram completamente retiradas da versão final, sendo substituída pela narração de vários actores.

Gary Oldman, Viggo Mortensen, Martin Sheen, Jason Patric em A Barreira Invisível
Nenhum dos actores chegou sequer a gravar qualquer cena. Gary Oldman teve o seu papel escrito especificamente para ele, mas, ainda antes do início das filmagens, Malick chegou à conclusão de que já tinha demasiadas personagens, excluindo assim a que seria de Oldman. A situação foi semelhante para os outros actores.

Christopher Plummer em O Novo Mundo (2005)
A participação do actor foi bastante reduzida em relação ao que estava planeado. Plummer chegou a dizer que nunca voltará a trabalhar com Terrence Malick.

Christopher Plummer em O Novo Mundo. Foto: blogs.indiewire.com.

Sean Penn em A Árvore da Vida
A personagem de Penn foi reduzida, mas também alterada em relação ao argumento original. Quanto a isso, o actor disso ao jornal francês Le Figaro: "Não encontrei no ecrã a emoção do argumento, que foi o mais fantástico que alguma vez li. Uma narrativa mais clara e convencional poderia ter ajudado o filme sem que, na minha opinião, tivesse perdido em beleza e impacto. Honestamente, continuo a tentar perceber o que estou lá a fazer e o que supostamente adiciono ao contexto! Além disso, Terry nunca me explicou isso claramente". Ainda assim, o actor considerou também que "é um filme que recomendo, se o vires sem ideias pré-concebidas. Todos podem encontrar uma conexão pessoal, emocional ou espiritual". 

Sean Penn em A Árvore da Vida. Foto: Beyond Hollywood.

Rachel Weisz, Michael Sheen, Amanda Peet, Barry Pepper e Jessica Chastain em A Essência do Amor
As participações de todos os actores foram completamente retiradas da edição final. Rachel Weisz interpretaria Dinah, uma amiga próxima da personagem de Ben Affleck, o protagonista da obra. Contudo, a actriz não parece ter ficado muito incomodada com a decisão de Malick, pois diz que participou pela experiência de poder trabalhar com o cineasta. Além disso, as gravações da actriz duraram apenas alguns dias.

Já Michael Sheen conta que foi um dia até aos estúdios visitar a namorada, a actriz Rachel McAdams, quando o cineasta o convidou para participar em algumas cenas, que acabaram por ser apenas duas.O seu papel seria o de patrão da personagem de Ben Affleck.

A participação de Jessica Chastain também aconteceu de forma muito casual, pelo que a actriz já mostrava antes que não ficaria muito surpreendida se não aparecesse no filme. A actriz gravou durante três dias, contracenou com Ben Affleck, mas não sabia do que se tratava o filme nem das particularidades da sua personagem.

Aliás, os próprios protagonistas de A Essência do Amor, Olga Kurylenko e Ben Affleck, também viram algumas das suas cenas cortadas. A actriz confessou que se sentia triste com tais cortes, pois alteravam o retrato e o carácter da sua personagem. Ben Affleck disse ainda que Terrence Malick utiliza os actores de forma muito diferente do habitual: "Ele tem a câmara em ti e depois esta capta uma árvore, então pensas, 'Quem é mais importante - eu ou a árvore?' Mas não lhe perguntas isso, porque não vais querer saber a resposta".

Ben Affleck e Olga Kurylenko em A Essência do Amor. Foto: Out Now.

Terrence Malick tem agora na fase de pós-produção dois filmes: Knight of Cups e outra obra ainda sem título. Segundo Ben Affleck, o cineasta disse-lhe que está cada vez mais interessado nos silêncios. Portanto, fica a dúvida se alguns destes actores também verão as suas participações reduzidas ou até mesmo eliminadas: Christian Bale, Cate Blanchett, Natalie Portman, Teresa Palmer, Antonio Banderas, Joel Kinnaman, Imogen Poots, Isabel Lucas, Wes Bentley, Freida Pinto, Nicky Whelan, Shea Whigham, Joe Manganiello, Nick Offerman, Michael Wincott, Katra Winter, Thomas Lennon e Ryan O'Neal.