Estreias da Semana - 18 de Abril de 2013


São sete os filmes em estreia em Portugal esta quinta-feira, 18 de Abril. Numa semana um pouco atípica, vão passar a estar em cartaz quatro comédias, dois thrilers e um drama, sendo que três destes filmes são em língua francesa e um outro em espanhol, no regresso de Pedro Almodóvar às comédias com Os Amantes Passageiros.

Filmes em estreia a 18 de Abril de 2013:
O Caçador: Último Tigre da Tasmânia (2011), de Daniel Nettheim (Rush, 2008)
Martin David (Willem Dafoe) é um caçador profissional muito experiente e é contratado por Red Leaf, um laboratório de biotecnologia, com um objectivo: encontrar o rasto do Tigre da Tasmânia, considerado extinto há mais de 60 anos. Quando chega à Tasmânia, Martin fica hospedado em casa de Lucy (Frances O'Connor), que tem dois filhos pequenos. Ao longo do tempo, acaba por criar laços com aquela família, sendo levado a eventos inesperados, que o levarão a questionar a própria missão. O Caçador: Último Tigre da Tasmânia é baseado no romance homónimo, escrito por Julia Leigh.

Este thriller segue a história de Victor (Colin Farrell), um homem que pretende conquistar a confiança de Alphonse (Terrence Howard), o líder de um gangue nova-iorquino. Os seus objectivos para esta aproximação são desconhecidos. Um dia, conhece Beatrice (Noomi Rapace), uma mulher com o rosto cheio de cicatrizes, que acaba por descobrir segredos sombrios de Victor e ameaça divulgá-los, a não ser que ele a ajude num plano de vingança, que envolve Alphonse.

Os Amantes Passageiros (2013), de Pedro Almodóvar (Voltar, 2006; A Pele Onde Eu Vivo, 2011)
O cineasta espanhol regressa assim às comédias. A história passa-se a bordo de um avião que se dirige para a Cidade do México. Entretanto, há uma falha técnica no avião, que coloca a vida de todos em risco. Os pilotos e a tripulação decidem tornar aquela viagem o mais agradável possível, apesar das adversidades, acabando por todos revelarem alguns dos seus segredos mais íntimos. No elenco de Os Amantes Passageiros participam Javier Cámara, Lola Dueñas, Cecilia Roth, Blanca Suárez, Antonio de la Torre, Penélope Cruz, Antonio Banderas, Paz Vega, Carmen Machi e Susi Sánchez.

Professor Lazhar (2011), de Philippe Falardeau
O filme passa-se em Montreal, Canadá, onde Bachir Lazhar (Mohamed Fellag), um imigrante argelino, substitui uma professora que se suicidou na sala de aula. Ao mesmo tempo que os alunos sofrem com a perda, o professor corre o risco de ser deportado para o seu país. Acaba por construir-se uma relação forte de amizade entre professor e alunos. Professor Lazhar é uma adaptação da peça de Evelyne de la Cheneliere e foi um dos filmes nomeados para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2012.

Nome de Código: Paulette (2012), de Jérôme Enrico
Paulette (Bernadette Lafont) é uma idosa que vive com dificuldades perante a sua parca reforma. Contudo, quando percebe que existe no seu prédio um grupo dedicado ao tráfico de drogas, oferece os seus serviços como intermediária. Paulette cria também algo que se torna num sucesso: doces e bolos, que todo o bairro adora, que também têm uma função recreativa.

Celeste e Jesse Para Sempre (2012), de Lee Toland Krieger (Relação Arriscada, 2006)
Celeste (Rashida Jones) e Jesse (Andy Samberg) percebem que o seu casamento de seis anos estagnou e decidem que chegou a altura do divórcio. Todavia, continuam bons amigos, só que Celeste começa a achar que afinal o divórcio poderá não ser o caminho que procura, mas um erro. A obra foi escrita por Rashida Jones e Will McCormack (actores que também participam no filme).

A Oportunidade da Minha Vida (2011), de Nicolas Cuche
Julien (François-Xavier Demaison) sente-se realizado, mas atormentado pelo facto de ser uma fonte de infelicidade na vida das raparigas por quem se apaixona, que, às vezes, até vão parar às salas de urgências. Até que conhece Joanna (Virgine Efira), por quem se apaixona quase à primeira vista.