Oscars 2013 - Melhores Efeitos Visuais (Nomeados)

A tecnologia evoluiu imenso nas últimas décadas, como já se sabe. E tal influenciou bastante nos novos tipos de filmes que é possível fazer, capazes de criar mundos fantásticos, com uma credibilidade e veracidade que só poderiam viver na imaginação de cada um. Este ano, os adversários são fortes, destacando-se O Hobbit - Uma Viagem Inesperada, A Vida de Pi e o blockbuster Os Vingadores.
Nomeados: 
O Hobbit - Uma Viagem Inesperada 
Peter Jackson foi um dos responsáveis por um dos saltos evolutivos na tecnologia, quando realizou a trilogia O Senhor dos Anéis, algo que parece repetir agora com esta obra. O Hobbit - Uma Viagem Inesperada leva de novo o espectador numa viagem pela Terra Média, criando uma imensidão de planos incríveis e cenários fantásticos, já para não falar da personagem já mítica da saga, Gollum. A equipa responsável pelos efeitos visuais é composta por Joe Letteri, R. Christopher White, Eric Saindon e David Clayton (para os dois últimos, a primeira nomeação). White recebe a sua segunda nomeação, após Planeta dos Macacos: A Origem (2011). Já Letteri está muito habituado a estar presente no lote dos nomeados, tendo mesmo vencido por quatro ocasiões (O Senhor dos Anéis - As Duas Torres, 2002; O Senhor dos Anéis - O Regresso do Rei, 2003; King Kong, 2005; Avatar, 2009). O Hobbit - Uma Viagem Inesperada está nomeado para três Oscars.

Andy Serkis como Gollum em O Hobbit - Uma Viagem Inesperada. Foto: Beyond Hollywood.

A Vida de Pi
Um dos aspectos mais impressionantes da história de A Vida de Pi é o facto de o protagonista sobreviver a um naufrágio estando num barco com um tigre. Contudo, por incrível que pareça, a verdade é que o tigre do filme não é real, mas criado digitalmente. O tigre verdadeiro foi apenas usado em algumas cenas. Este não será, de todo, o único efeito visual do filme, mas será decerto o mais assinalável. Para trabalhar neste departamento, foram escolhidos Bill Westenhofer, Guillaume Rocheron, Erik-Jan De Boer e Donald R. Elliott. Estão todos nomeados pela primeira vez, à excepção de Westenhofer, que recebeu duas nomeações e chegou a ganhar a estatueta pelo seu trabalho em A Bússola Dourada (2007). A Vida de Pi reúne um total de onze nomeações (crítica aqui).
O tigre de A Vida de Pi. Foto: kinobank.org.

Os Vingadores 
Logo à partida, um filme de super-heróis deve ter muitos efeitos especiais e cenas fantásticas de luta. Aliás, é difícil conceber uma fita deste género sem este tipo de características. Os Vingadores não foge à regra. Para retratar a formação do grupo de heróis mais famoso da Marvel, não foram poupados esforços para dar credibilidade e fazer sonhar um bocadinho os espectadores, que, ao ver pelo número auspicioso nas bilheteiras, não devem ter ficado desiludidos. A tarefa dos efeitos visuais foi atribuída a Janek Sirrs, Dan Sudick, Jeff White e Guy Williams (os últimos dois estão nomeados pela primeira vez). Já Dan Sudick está nomeado pela quinta vez, enquanto Sirrs recebe a sua terceira nomeação, mas também venceu pelo seu trabalho em Matrix (1999). É a única nomeação para Os Vingadores.
Robert Downey Jr. como o Homem de Ferro em Os Vingadores. Foto: Beyond Hollywood.

Prometheus 
Quanto se trata de retratar o Universo, tendo umas naves espaciais pelo meio, é natural que os efeitos visuais sejam mais do que necessários, tal como acontece em Prometheus. Para tal, foi escolhido o grupo formado por Richard Stammers, Trevor Wood, Charley Henley e Martin Hill. Todos recebem a primeira nomeação, menos Trevor Wood, que venceu a estatueta por A Bússola Dourada, tal como Bill Westenhofer. Prometheus apenas está nomeado para este Oscar.
Michael Fassbender em Prometheus. Foto: Beyond Hollywood.

A Branca de Neve e o Caçador
A adaptação da história encantada da Branca de Neve tem muitos monstros pouco reais e uma bruxa realmente má, que faz actos de magia inimagináveis e que necessitam mesmo de uma ajudinha dos efeitos visuais. Para fazer esse trabalho, foram escolhidos Cedric Nicolas-Troyan, Philip Brennan, Neil Corbould e Michael Dawson, que recebem todos a sua primeira nomeação, exceptuando Neil Corbould, que recebeu três nomeações ao longo da carreira e venceu pelo seu trabalho em Gladiador (2000). A Branca de Neve e o Caçador tem duas nomeações, juntando-se a de Melhor Guarda-Roupa. (Pode ver o artigo sobre os nomeados para essa categoria aqui).

Charlize Theron como A Rainha Má. Foto: Beyond Hollywood.