Oscars 2013 - Melhor Montagem (Nomeados)

A montagem de um filme é o último passo para a concretização do mesmo, sendo elaborado em pós-produção, com o objectivo de tornar a obra em algo único, fluido e envolvente, atentando também à continuidade, para que não haja falhas entre as diferentes cenas. É na montagem que são escolhidos os diferentes planos a ser utilizados em conjugação com as músicas seleccionadas. Há realizadores que têm um papel bastante activo neste processo, como Terrence Malick, que chega a retirar alguns actores principais do filme das cenas a serem exibidas, ao ver que elas não têm tanto significado para a obra como inicialmente pensava. Nesta edição, os nomeados são alguns dos filmes que reúnem o maior número de nomeações para os Oscars 2013, pelo que se supõe que seja uma categoria algo competitiva e surpreendente.

Nomeados:
Argo
William Goldenberg foi o responsável pela montagem deste filme e está nesta edição dos Oscars duplamente nomeado, já que também concorre por 00:30 A Hora Negra. Durante a sua carreira, foi também nomeado por O Informador (1999) e Nascido Para Ganhar (2003). Contudo, ainda não ganhou a estatueta (crítica aqui).
Ben Affleck em Argo. Foto: Beyond Hollywood.

A Vida de Pi
A história de sobrevivência de Pi Patel teve a edição final de Tim Squyres, que recebe a sua segunda nomeação, após O Tigre e o Dragão (2000) (crítica aqui).
Suraj Sharma em A Vida de Pi. Foto: Beyond Hollywood.

Lincoln
Michael Kahn é já um veterano nestas andanças dos Oscars, já que esta é a sua oitava nomeação. Pelo caminho, venceu três vezes a estatueta tão desejada, pelo seu trabalho em Os Salteadores da Arca Perdida (1981), A Lista de Schindler (1993) e O Resgate do Soldado Ryan (1998). Curiosamente, todos de Steven Spielberg, tal como Lincoln (crítica aqui).
Daniel Day-Lewis em Lincoln. Foto: Beyond Hollywood.

Guia para um Final Feliz
A dupla formada por Jay Cassidy e Crispin Struthers foi a responsável pela montagem desta comédia dramática aclamada pela crítica. Enquanto Struthers recebe a sua primeira nomeação, Jay Cassidy já havia sido nomeado por O Lado Selvagem (2007) (crítica aqui).
Jennifer Lawrence e Bradley Cooper em Guia para um Final Feliz. Foto: Kinobank.org.

00:30 A Hora Negra
Como já referido anteriormente, William Goldenberg é um dos nomeados, juntamente com Dylan Tichenor, que trabalharam juntos neste filme de Kathryn Bigelow. Dylan Tichenor recebe agora a sua segunda nomeação, após Haverá Sangue (2007) (crítica aqui).
Jessica Chastain em 00:30 A Hora Negra. Foto: Beyond Hollywood.