Oscars 2013 - Melhor Montagem de Som (Nomeados)

A montagem de som traduz-se num aprimorado trabalho de pós-produção, fazendo com que todo o filme fique ligado e fluido através da sonoplastia utilizada.

Nomeados:
Argo
O filme de Ben Affleck tem por base os meandros da diplomacia e tem sido uma das surpresas dos prémios de cinema que têm acontecido recentemente. Está também nomeado para esta categoria, graças ao trabalho de Erik Aadahl e Ethan Van der Ryn. Aadahl está nomeado pela segunda vez, após Transformers 3 (2011), enquanto Ethan Van der Ryn recebe a sua quinta nomeação (também trabalhou com Aadahl no filme anteriormente referido), tendo vencido por duas vezes, em O Senhor dos Anéis - As Duas Torres (2002) e King Kong (2005). Argo está nomeado para 7 Oscars (crítica aqui).
Ben Affleck em Argo. Foto: Beyond Hollywood.

Django Libertado
A história polémica sobre a escravatura pela visão do realizador Quentin Tarantino teve a montagem de som a cargo de Wylie Stateman, que recebe a sua sexta nomeação para um Oscar, após trabalhos como Nascido a 4 de Julho (1989), Procurado (2008) e Sacanas Sem Lei (2009). Django Libertado tem um total de 5 nomeações (crítica aqui).
Jamie Foxx em Django Libertado. Foto: Beyond Hollywood.

A Vida de Pi
As características técnicas de A Vida de Pi (tanto áudio como a nível visual) são um dos grandes trunfos da obra de Ang Lee. Os responsáveis pela montagem de som da fita foram Eugene Gearty e Philip Stockton, ambos vencedores de um Oscar, pelo trabalho em A Invenção de Hugo (2011). Gearty recebeu ainda outra nomeação na sua carreira, por Gangs de Nova Iorque (2002). A Vida de Pi tem 11 nomeações (crítica aqui).
Suraj Sharma em A Vida de Pi. Foto: Beyond Hollywood.

007 - Skyfall
O 23º filme do agente secreto mais famoso do mundo teve a assinatura na montagem de som de Per Hallberg e Karen Baker Landers, ambos vencedores de Oscars, graças ao seu trabalho em Ultimato (2007), outro filme de acção repleto de dinamismo. Ao longo da carreira, Hallberg ainda venceu a estatueta por O Desafio do Guerreiro (1995). 007 - Skyfall está nomeado para 5 Oscars.
Daniel Craig em 007 - Skyfall. Foto: Beyond Hollywood.

00:30 A Hora Negra
O filme que retrata a caça ao homem mais procurado do mundo, Osama Bin Laden, está também nomeado para esta categoria. A montagem de som da obra esteve a cargo de Paul N. J. Ottosson, um veterano quando se trata de Oscars. Ora, esta é a quarta nomeação que recebe, sendo que conseguiu mesmo receber por duas vezes, pelo seu trabalho em Estado de Guerra (2009), nas categorias de Montagem de Som e Mistura de Som. 00:30 A Hora Negra reúne um total de 5 nomeações (crítica aqui).
Jessica Chastain em 00:30 A Hora Negra. Foto: Beyond Hollywood.