Oscars 2013 - Melhor Filme de Animação (Nomeados)

Os filmes de animação têm mudado bastante ao longo dos anos, sobretudo devido às inovações tecnológicas. Os nomeados deste ano são prova disso mesmo, utilizando diferentes técnicas de gravação. Na edição passada, o grande vencedor desta categoria foi Rango.

Nomeados:
Brave - Indomável
Merida é a protagonista de Brave - Indomável, uma princesa escocesa muito corajosa e irreverente, que se opõe à decisão dos pais que querem que ela se case. Este foi o primeiro filme resultante da parceria entre  a Pixar e a Disney e impressionou pela sua qualidade de animação. Além disso, foi o primeiro filme da Pixar de época e a ter uma personagem feminina como protagonista, tendo demorado seis anos a estar concluído. Mark Andrews e Brenda Chapman foram os responsáveis pela obra. Enquanto Chapman recebe a sua primeira nomeação para um Oscar, Andrews está nomeado pela segunda vez, após O Homem Orquestra (2005) - Melhor Curta-Metragem. Vários actores emprestaram as suas vozes às personagens, tais como Kelly Macdonald (Merida), Billy Connolly, Emma Thompson e Julie Walters. Já a versão portuguesa esteve a cargo de Daniela Ruah (Merida), José Neves, Paulo Oom, Carlos Vieira de Almeida, entre outros. Brave - Indomável concorre apenas nesta categoria.

Frankenweenie
A obra é da autoria de Tim Burton e é sobre um pequeno apaixonado pela ciência que tenta ressuscitar o seu cão. É baseado na curta-metragem homónima de Burton, lançada em 1984. Gravado a preto e branco (tal como o original), tem sido um dos filmes de animação mais aclamados dos últimos tempos. Tim Burton recebe agora a sua segunda nomeação para um Oscar, após outro filme de animação, A Noiva Cadáver (2005). O elenco é composto por nomes como Martin Landau, Christopher Lee e Winona Ryder. Frankenweenie está nomeado apenas para este Oscar.


ParaNorman
Norman Babcock é um pequeno e solitário rapaz que consegue comunicar com o mundo espiritual, o que acaba por atrair muitas atenções locais. Sam Fell e Chris Butler assinam a obra e estão nomeados pela primeira vez para um Oscar. Os actores que deram a voz às personagens foram Kodi Smit-McPhee, Anna Kendrick, Leslie Mann, entre outros. As vozes portuguesas foram da responsabilidade de Eduardo Madeira, César Mourão, Pepê Rapazote, Ana Guiomar ou Tiago Ribas Monteiro. Esta é a única nomeação para ParaNorman.

Os Piratas!
O Capitão sonha em conseguir derrotar os seus rivais, Black Bellamy e Liz Lâmina, para poder ganhar o desejado Prémio de Pirata do Ano. Tal leva o Capitão e a sua tripulação numa grande aventura, que até terá direito a uma malévola rainha e uma jovem cientista. O filme foi gravado primeiramente em stop-motion, mas depois foi usada animação digital para a maioria do cenário. O responsável da obra foi Peter Lord, nomeado pela terceira vez pela Academia de Hollywood, após Adam (1992) e Wat's Pig (1996), ambas curtas-metragens. As vozes originais estiveram a cargo de Hugh Grant, Martin Freeman, Salma Hayek, Jeremy Piven, entre outros. Já as vozes portuguesas são de Adriano Luz, Cláudia Cadima, Fernando Luís, Filomena Cautela, João Baião e Soraia Chaves, entre outros. A título de curiosidade, o jogador de futebol espanhol Andrés Iniesta dá voz, na versão espanhola, a uma das personagens. Os Piratas! só está nomeado para este Oscar.

Força Ralph
Ralph conhece a Sargento Calhou (personagem do Hero's Duty, um jogo de acção na primeira pessoa) e Vanellope von Schweetz (do Sugar Rush, um jogo de corridas de karts numa pista de doces). Contudo, um dia, um perigoso inimigo entra no universo dos jogos, ameaçando tudo. Rich Moore criou a obra, que lhe rendeu a primeira nomeação para um Oscar. O elenco original é composto por John C. Reilly, Jack McBrayer, Jane Lynch, etc. As vozes portuguesas são de Pedro Laginha, José Raposo, Vasco Palmeirim, Manuel Marques, entre outros. Força Ralph tem apenas esta nomeação.