Oscars 2013 - Melhor Curta-Metragem Documentário (Nomeados)

Nomeados:
Inocente
Esta curta-metragem conta a história de Inocente, uma adolescente de 15 anos, sem-abrigo e imigrante ilegal, que luta por não deixar morrer o seu sonho de ser artista. O casal Sean Fine e Andrea Nix Fine é o responsável da obra. Sean Fine está nomeado pela primeira vez, enquanto Andrea Nix Fine recebe a segunda nomeação na sua carreira após War, Dance (2007).

Kings Point
A fita aborda a comunidade chamada Kings Point, que alberga vários reformados. Aqui, os protagonistas são cinco idosos que, durante uma década, enfrentam a perda, a doença e a crescente sensação de isolamento. Sari Gilman e Jedd Wider são os realizadores da curta-metragem, recebendo a sua primeira nomeação para um Oscar.

Mondays At Racine
O documentário tem o enfoque na vida de duas irmãs, Cynthia e Rachel, que na terceira segunda-feira de cada mês abrem o seu salão de beleza em Long Island para as mulheres que fazem quimioterapia. A obra é de Cynthia Wade e Robin Honan. Enquanto Honan tem agora a sua primeira nomeação, Wade já recebeu um Oscar por Freeheld (2007).

Open Heart
Esta é a história de oito crianças do Ruanda que sofrem de graves problemas cardíacos, viajando para o Salam Centre no Sudão em busca de tratamento. Kief Davidson e Cori Shepherd Stern, responsáveis pela obra, estão nomeados pela primeira vez para um Oscar.

Redemption
A obra tem como pano de fundo a cidade de Nova Iorque, onde os protagonistas são "canners", colectores de latas e garrafas, que sobrevivem reciclando caixotes e conservando-os para ganhar algum dinheiro. Jon Alpert e Matthew O'Neill, os realizadores do documentário, recebem a sua segunda nomeação, após China's Unnatural Disaster: The Tears of Sichuan Province (2009).