Oscars 2013 - Melhor Cenografia (Nomeados)

A direcção artística é um aspecto muito importante na concepção de um filme, já que é a partir daqui que se cria a moldura das cenas e, consequentemente, de todo o filme. São estes os responsáveis pela aparência visual global. As nomeações vão para os directores artísticos e os decoradores do cenário.
Os nomeados para esta categoria são os seguintes:
Anna Karenina
Como filme de época que é, a importância de um bom conjunto visual é ainda maior. Além de estar nomeado para Melhor Guarda-Roupa, Anna Karenina soma mais uma nomeação com esta categoria, pelo trabalho de Sarah Greenwood (Directora Artística) e Katie Spencer (Decoradora de cenário). Ambas já foram nomeadas três vezes pela Academia (Orgulho e Preconceito, Expiação e Sherlock Holmes), mas ainda não conseguiram vencer a estatueta. Anna Karenina está nomeado para 4 Oscars.
Foto: Beyond Hollywood.

O Hobbit - Uma Viagem Inesperada
A saga do Senhor dos Anéis costumava ter presença habitual nesta categoria e esta fita não é excepção. Um dos maiores desafios era retratar a Terra Média e o mundo fantástico de J. R. R. Tolkien com deslumbre e fantasia. A tarefa foi atribuída a Dan Hennah (Direcção Artística), Ra Vincent e Simon Bright (Decoração de Cenário). Ra Vincent tem a sua primeira nomeação e Simon Bright a segunda. Já Dan Hennah recebe a sua quinta nomeação para um Oscar, tendo vencido pelo seu trabalho em O Senhor dos Anéis - O Regresso do ReiO Hobbit - Uma Viagem Inesperada está nomeado para 3 Oscars.
Foto: Beyond Hollywood.

Os Miseráveis
Mais um filme de época a garantir uma nomeação nesta categoria, responsabilidade atribuída ao trabalho de Eve Stewart (Direcção Artística) e Anna Lynch-Robinson (Decoração de Cenário). A França do séc. XIX é retratada de forma grandiosa e credível, constituindo um dos aspectos mais bem conseguidos do filme. É a primeira nomeação para Anna Lynch-Robinson, mas a terceira para Eve Stewart, após Topsy-Turvy e O Discurso do Rei. Os Miseráveis tem um total de 8 nomeações (crítica aqui).
Foto: Out Now.

A Vida de Pi
O magnífico ambiente envolvente de A Vida de Pi é obra de David Gropman (Direcção Artística) e Anna Pinnock (Decoração de Cenário). David Gropman recebe a sua segunda nomeação, enquanto Anna Pinnock é nomeada pela terceira vez pela Academia. A Vida de Pi tem 11 nomeações (crítica aqui).
Foto: Beyond Hollywood.

Lincoln
A Guerra Civil Americana é o palco de Lincoln, época retratada magistralmente na cenografia de Rick Carter (Direcção Artística) e Jim Erickson (Decoração de Cenário), que está nomeado pela segunda vez. Já Rick Carter tem a sua quarta nomeação, após ter vencido a estatueta mais desejada pelo seu trabalho em Avatar (2009). Lincoln reúne um total de 12 nomeações (crítica aqui).
Foto: Beyond Hollywood.