Oscars 2013 - Melhor Argumento Adaptado (Nomeados)

O argumento é a verdadeira base do filme. Há obras tecnicamente mais fracas que acabam, ainda assim, por ficar na memória só pela qualidade do seu argumento. E do que adianta um filme cheio de efeitos especiais, intocável na sonoplastia e fotografia, quando o argumento é básico e superficial? Assim, esta é uma categoria bastante valorizada, tal como a de Melhor Argumento Original, diferenciado-se desta por inspirar-se numa obra já anteriormente escrita, não tendo sido pensada exclusivamente para ser retratada no grande ecrã. Não obstante, o argumento adaptado necessita ter atenções especiais, já que este precisa de ganhar personalidade cinematográfica, sem perder o carácter essencial da obra literária.

Nomeados:
Guia para um Final Feliz
"Guia para um Final Feliz" é da autoria do romancista norte-americano Matthew Quick, tendo sido lançado em 2008. David O. Russell adaptou o argumento e realizou também o filme. A história ganhou alguns contornos diferentes no cinema, como a alteração da nacionalidade do protagonista Pat (interpretado por Bradley Cooper) para um italo-americano. Além disso, a maioria das personagens secundárias ganhou mais importância no filme do que no romance. David O. Russell recebe agora a sua terceira nomeação para um Oscar (incluindo para Melhor Realizador também por este filme), após The Fighter - Último Round (2010), também no âmbito da realização. Guia para um Final Feliz tem 8 nomeações para os Oscars (crítica aqui).
Robert de Niro e Bradley Cooper em Guia para um Final Feliz. Foto: kinobank.org.

Argo
O filme Argo é baseado em factos reais que são relatados no livro "Master of Disguise: My Secret Life in the CIA" de Antonio J. Mendez, e no artigo "How the CIA Used a Fake Sci-Fi Flick to Rescue Americans From Tehran", de Joshuah Bearman, publicado na revista Wired. Posteriormente, Chris Terrio construiu o argumento que Ben Affleck transformou em Argo. Esta é a primeira nomeação para Chris Terrio. Argo concorre a 7 Oscars (crítica aqui).
Ben Affleck em Argo. Foto: Beyond Hollywood.

Bestas do Sul Selvagem
A fita é adaptada de uma peça de Lucy Alibar (também argumentista do filme) chamada "Juicy and Delicious". Benh Zeitlin juntou-se na construção do argumento adaptado para o grande ecrã. Alibar está pela primeira vez nomeada e Zeitlin tem duas nomeações nesta edição (também para Melhor Realizador). Bestas do Sul Selvagem tem 4 nomeações (crítica aqui).
Dwight Henry e Quvenzhané Wallis em As Bestas do Sul Selvagem. Foto: Out Now.

A Vida de Pi
Yann Martel criou este romance, em forma de aventura, que foi publicado em 2001, tornando-se num best-seller. David Magee fez a adaptação para o cinema e recebe agora a segunda nomeação para um Oscar ao longo da sua carreira, após À Procura da Terra do Nunca (2004). A Vida de Pi está nomeado para 11 Oscars (crítica aqui).
Suraj Sharma em A Vida de Pi. Foto: Beyond Hollywood.

Lincoln
O biopic sobre Abraham Lincoln é baseado, em parte, na biografia de Doris Kearns Goodwin sobre o Presidente dos EUA, "Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln", que foi lançada em 2005. A adaptação do argumento esteve a cargo de Tony Kushner, nomeado pela segunda vez, após Munique (2005). Lincoln reúne um total de 12 nomeações (crítica aqui).
Joseph Gordon-Levitt em Lincoln. Foto: Beyond Hollywood.