Óscares 2017: Melhor Filme (Nomeados)

Nomeados:

O Primeiro Encontro - Shawn Levy, Dan Levine, Aaron Ryder e David Linde
Naves espaciais aterram misteriosamente na Terra e é constituída uma equipa especial para se saber as intenções dos visitantes. A linguista Louise Banks (Amy Adams) assume o papel preponderante, numa obra que aborda o poder e a importância da comunicação.

Esta é a primeira nomeação para os produtores Shawn Levy, Dan Levine, Aaron Ryder e David Linde. O Primeiro Encontro tem um total de 8 indicações.

Amy Adams em O Primeiro Encontro. Foto: IMDb.
Vedações - Todd Black, Scott Rudin e Denzel Washington
Passada na década de 1950, a história foca-se em Troy Maxson (Denzel Washington), que tinha o sonho de ser jogador de basebol mas já era demasiado velho quando as equipas começaram a aceitar jogadores negros. Maxson acaba por se tornar num trabalhador dos saneamentos de Pittsburgh e vive amargurado com o rumo que a sua vida tomou, até ter uma decisão irrefletida.

Todd Black está nomeado pela primeira vez para um Óscar, enquanto Scott Rudin já venceu por Este País Não É Para Velhos (2007), num conjunto de 8 indicações ao longo da carreira. Denzel Washington compete pela primeira vez enquanto produtor, mas já venceu 2 Óscares: Melhor Ator Ator Secundário, por Tempo de Glória (1989), e Melhor Ator Principal, Dia de Treino (2001), a mesma categoria para qual também está nomeado nesta edição dos Óscares. Vedações concorre a 4 Óscares.

Denzel Washington e Viola Davis em Vedações.Foto: IMDb.
O Herói de Hacksaw Ridge - Bill Mechanic e David Permut
Baseado numa história real, este biopic fala sobre a vida de Desmond Doss (Andrew Garfield), um socorrista norte-americano da II Guerra Mundial que se recusou a ter uma arma e a matar alguém, tornando-se, posteriormente, no primeiro objetor de consciência a receber a Medalha de Honra nos EUA.

Tanto Bill Mechanic e David Permut estão indicados pela primeira vez para uma estatueta dourada. O Herói de Hacksaw Ridge está nomeado em 6 categorias.

Andrew Garfield em O Herói de Hacksaw Ridge. Foto: IMDb.
Hell Or High Water - Custe o Que Custar! - Carla Hacken e Julie Yorn
Num filme de perseguição constante, os irmãos Toby (Chris Pine) e Tanner (Ben Foster) juntam-se novamente para cumprir um plano desespero com a missão de salvar a casa da família, no Texas.

As produtoras Carla Hacken e Julie Yorn competem pela primeira vez a um galardão e Hell or High Water - Custe o Que Custar! é candidato a 4 Óscares.

Ben Foster e Chris Pine em Hell or High Water - Custe o Que Custar!. Foto: IMDb.
Elementos Secretos - Peter Chernin, Donna Gigliotti, Theodore Melfi, Jenno Topping e Pharrell Williams
Um filme de época baseado em factos verídicos e passado na década de 1960, Elementos Secretos tem como cerne a história de 3 mulheres negras que conseguiram assumir uma posição importante na NASA, numa altura de plena corrida espacial.

Peter Chernin e Jenno Topping estão nomeados pela primeira vez a um Óscar, enquanto Pharrell Williams já foi indicado na categoria de Melhor Canção Original por Gru - O Maldisposto 2 (2013, crítica aqui) e Theodore Melfi também compete, nesta edição, para o Óscar de Melhor Argumento Adaptado. Deste grupo, a produtora Donna Gigliotti é a única que já levou uma estatueta dourada para casa, por A Paixão de Shakespeare (1998), tendo também sido indicada por O Leitor (2008) e Guia para um Final Feliz (2012, crítica aqui). Elementos Secretos tem 3 nomeações.

Imagem de Elementos Secretos. Foto: IMDb.
La La Land: Melodia de Amor - Fred Berger, Jordan Horowitz e Marc Platt
Um musical que conta a história de amor entre um pianista jazz, Sebastian (Ryan Gosling), e uma aspirante a atriz, Mia (Emma Stone), enquanto ambos tentam concretizar os seus sonhos na cidade de Los Angeles.

É a primeira vez que Fred Berger e Jordan Horowitz competem nos Óscares, enquanto Marc Platt já havia sido anteriormente indicado por A Ponte dos Espiões (2015, crítica aqui). La La Land: Melodia de Amor reúne um total de 14 nomeações.

Ryan Gosling e Emma Stone em La La Land: Melodia de Amor. Foto: IMDb.
Lion - A Longa Estrada Para Casa - Iain Canning, Angie Fielder e Emile Sherman
O filme conta a história real de Saroo Brierley (Dev Patel), que se perdeu da família, na Índia, quando tinha 5 anos, sendo depois adotado por um casal australiano. 25 anos depois, Saroo procura pela sua família biológica.

Angie Fielder está nomeada pela primeira vez para uma estatueta dourada. Ian Canning e Emile Sherman já venceram o Óscar por O Discurso do Rei (2010). Lion - A Longa Estrada Para Casa concorre a 6 Óscares.

Sunny Pawar em Lion - A Longa Estrada Para Casa. Foto: IMDb.
Manchester By The Sea - Lauren Beck, Matt Damon, Kimberly Steward, Chris Moore e Kevin J. Walsh
Neste drama, Lee Chandler (Casey Affleck) é chamado inesperadamente para ser tutor do seu sobrinho, Patrick (Lucas Hedges), após o falecimento do seu irmão.

Lauren Beck, Kimberly Steward, Chris Moore e Kevin J. Walsh recebem a sua primeira indicação e para Matt Damon também é uma estreia enquanto produtor. Todavia, já venceu o Óscar de Melhor Argumento Original por O Bom Rebelde (1997), filme para o qual também esteve nomeado na categoria de Melhor Ator Principal - tal como aconteceu com Perdido em Marte (2015, crítica aqui) - além de uma indicação na categoria de Melhor Ator Secundário por Invictus (2009). Ao todo, Manchester by the Sea compete a 6 estatuetas douradas.

Michelle Williams e Casey Affleck em Manchester by the Sea. Foto: IMDb.
Moonlight - Dede Gardner, Jeremy Kleiner e Adele Romanski
Moonlight narra a vida de um jovem negro no bairro problemático de Miami, desde à infância até à vida adulta, numa história de auto-descoberta e de conexão com os outros.

Adele Romanski consegue, com este filme, a sua primeira nomeação. Jeremy Kleiner e Dede Gardner já venceram o galardão por 12 Anos Escravo (2013, crítica aqui), tendo também sido indicados por Selma: A Marcha da Liberdade (2014) e A Queda de Wall Street (2015, crítica aqui). Gardner competiu ainda com o filme A Árvore da Vida (2011). São 8 as nomeações para Moonlight.

Alex R. Hibbert em Moonlight. Foto: IMDb.