«Cartas da Guerra» é um dos 10 filmes da Seleção Oficial do Prémio LUX 2016

O filme português Cartas da Guerra, realizado por Ivo M. Ferreira, é um dos 10 filmes da Seleção Oficial do Prémio Lux 2016, numa lista divulgada no Festival de Cinema de Karlovy Vary. A escolha foi feita por um painel de 21 membros, composto por produtores, distribuidores, diretores de festivais e críticos de cinema. 

Poster de Cartas da Guerra. Foto: O Som e a Fúria.
A lista final dos três filmes será anunciada a 26 de julho. As 3 obras serão depois legendadas em todas as línguas oficiais da União Europeia.O Prémio Lux é atribuído todos os anos pelo Parlamento Europeu desde 2007 e pretende enaltecer os filmes produzidos na Europa que contribuam para fomentar a identidade a diversidade cultural europeias.

Cartas da Guerra é baseado nas cartas que António Lobo Antunes escreveu à sua mulher quando esteve em serviço como médico na Guerra Colonial, entre 1971 e 1973. As cartas foram editadas no livro "D'Este viver aqui neste papel descripto". O filme esteve presente no último Festival de Cinema de Berlim e tem estreia marcada em Portugal para 1 de setembro.

Lista dos 10 filmes da Seleção Oficial do Prémio LUX 2016: